Meta é avançar na universalização dos serviços

Novo presidente da Sanepar tomou posse em solenidade com a presença da governadora Cida Borghetti. Hoje o Paraná já tem índices acima da média. Nos municípios onde está presente atende 100% água tratada, coleta e trata 70% do esgoto.
Publicação
07/05/2018 - 19:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Avançar rumo à universalização do saneamento nas 346 cidades onde a Sanepar atua é uma das principais metas do novo presidente da companhia, Ricardo Soavinski. A Sanepar já tem índices superiores a média nacional, atende 100% da população das cidades com água tratada, coleta mais de 70% do esgoto gerado nos centros urbanos e trata todo o esgoto que coleta. A média nacional de coleta e tratamento de esgoto não ultrapassa 50%.

“Vamos continuar investindo para ampliar ainda mais o índice de atendimento nas cidades onde estamos presentes”, afirmou Ricardo Soavinski na solenidade com a presença da governadora Cida Borghetti, que formalizou a posse no cargo de presidente.

A governadora reforçou o compromisso do governo do Paraná com o saneamento. “Investir nesta área é investir em saúde e nós não vamos nos cansar de perseguir a melhoria dos serviços ofertados à população”, disse Cida. “Nosso compromisso é fazer com que as cidades sejam sustentáveis e inovadoras. Temos condições de avançar cada vez mais e garantir a melhoria constante no atendimento. Somos um governo municipalista e estamos comprometidos a melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

CONSERVAÇÃO – O novo presidente da Sanepar destacou também a importância da conservação dos recursos hídricos para o fortalecimento econômico da companhia. “Com os nossos mananciais preservados, somos capazes de produzir água tratada a um custo mais baixo. Infraestrutura verde é essencial para manter o ciclo da vida e água de qualidade à população”, afirmou Soavinski.

Segundo o plano de investimentos da Sanepar informado a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em 2018 a a companhia vai investir R$ 1,18 bilhão em obras de ampliação do abastecimento de água e na coleta e tratamento de esgoto.

De 2011 para cá, a companhia investiu R$ 5 bilhões nos sistemas de água e esgoto nas 345 cidades paranaenses em que atua e em Porto União, Santa Catarina, onde também é responsável pela operação dos sistemas. Mais de 10 milhões de pessoas são atendidas. A companhia também atua na área de resíduos sólidos urbanos e opera os aterros sanitários nas cidades de Apucarana, Cornélio Procópio e Cianorte.

TRAJETÓRIA - Indicado para presidir a companhia pela governadora, Soavinski foi eleito por unanimidade pelo Conselho Administrativo da companhia. Paranaense de Maringá, ele é graduado em oceanografia pela Universidade Federal do Rio Grande. Antes de assumir a Sanepar presidia o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entidade ligada ao Ministério do Meio Ambiente.

Foi também secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, entre 2015 e 2016, e ocupou o cargo de secretário nacional de recursos hídricos e ambiente urbano do Ministério do Meio Ambiente.

HOMENAGEM – A presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Silvana Canuto, participou da cerimônia de posse e fez uma homenagem ao presidente da Sanepar. “Um funcionário de carreira que fez muito pelas unidades de conservação em todo o Brasil", disse Silvana.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na solenidade os secretários do Planejamento, Juraci Barbosa; da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; dos Assuntos Estratégicos, Edgar Bueno; do Cerimonial e Relações Internaionais, Ezequias Moreira; da Cultura, João Luiz Fiani, e da Administração, Fernando Ghignoni; o ex-presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche; o assessor especial da Juventude, Edson Lau; o deputado federal Luciano Ducci, os deputados estaduais Maria Victória, Márcio Paulik, Nelson Justus e Alexandre Curi, o presidente Celepar, Jacson Leite; a presidente do Conselho de Administração da Sanepar, Márcia Carla; diretores da companhia, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, prefeitos e vereadores.

GALERIA DE IMAGENS