Marinha muda jurisdição
e Paraná passa para o
comando do 8º Distrito Naval

O anúncio foi feito ao governador Beto Richa nesta terça-feira (29), em Curitiba, pelos comandantes dos dois distritos, vice-almirante Glauco Castilho Dall’Antonia (8º DN) e vice-almirante Victor Cardoso Gomes (5º DN)
Publicação
29/03/2016 - 16:30

Confira o áudio desta notícia

A Marinha do Brasil irá trocar nesta quarta-feira (30) a jurisdição dos rios e litoral do Paraná, que passarão do comando do 5º Distrito Naval, localizado no Rio Grande do Sul, para o 8º Distrito Naval, com sede em São Paulo. O anúncio foi feito ao governador Beto Richa nesta terça-feira (29), em Curitiba, pelos comandantes dos dois distritos, vice-almirante Glauco Castilho Dall’Antonia (8º DN) e vice-almirante Victor Cardoso Gomes (5º DN).
Para o comandante do 8º Distrito Naval, a mudança irá facilitar o comando e o controle da Marinha no Estado do Paraná. “Temos aqui a Capitania dos Portos, em Paranaguá; a Capitania Fluvial, em Foz do Iguaçu, e uma delegacia ligada à Capitania Fluvial em Guaíra. Com isso, ficará muito mais fácil para o comando de São Paulo vir para cá do que vir do Rio Grande do Sul, como era até então”, explicou o vice-almirante Castilho. “Nosso desafio é manter o bom trabalho feito até agora e comandar esta região da melhor forma possível. A responsabilidade da Marinha é muito grande”, disse.
Além do Paraná, o 8º Distrito Naval é responsável pelas áreas de São Paulo e do Sul de Minas Gerais, que envolve a Bacia Hidrográfica Tietê-Paraná e a Bacia de Furnas. O 5º Distrito Naval passará a comandar, agora, os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
“Esta alteração busca facilitar a parte logística da Marinha. Estou triste por perder o Estado do Paraná, mas a mudança irá facilitar as atividades marítimas, principalmente com relação aos portos do Paraná, que exercem um papel muito importante para o Brasil”, declarou o vice-almirante Cardoso.
O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, afirmou que a mudança trará mais agilidade para as questões envolvendo os portos paranaenses. “A Capitania dos Portos e os portos paranaenses passam a responder ao distrito de São Paulo. Dentro das atividades dos portos, esta mudança irá otimizar os processos e racionalizar nosso tempo”, afirmou Dividino.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br 

GALERIA DE IMAGENS