Maior feijoada do
Brasil será servida
em Prudentópolis

A 4ª Festa Nacional do Feijão Preto acontece de quinta a domingo, com shows musicais, exposição de máquinas e caminhões, palestras técnicas e feira de produtos locais
Publicação
07/08/2013 - 17:03
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A maior feijoada do Brasil será o prato principal da 4ª edição da Festa Nacional do Feijão Preto (Fenafep), que acontecerá no Centro de Eventos Terra das Cachoeiras, no município de Prudentópolis. O evento será aberto nesta quinta-feira (08) e seguirá até domingo (11) com diversas atrações, como feira de produtos locais, shows e palestras técnicas.
A feijoada é preparada em panela que pesa 12 toneladas e tem 2 metros de altura por 3 metros de diâmetro, considerada a maior do mundo. Além da feijoada que será servida no sábado (10), o visitante vai encontrar uma programação diversificada, com almoço especial para o Dia dos Pais no domingo, atividades culturais, exposição e restaurante com comidas típicas ucranianas.
O evento ganha a cada ano maior destaque regional e nacional, atraindo visitantes do Estado e de diversos lugares do Brasil, o que movimenta toda a economia e comércio locais e evidencia as potencialidades do município. No ano passado, passaram pela feira cerca de 50 mil pessoas, com a atuação de aproximadamente 300 voluntários para organização geral e apoio. Para 2013, a expectativa dos organizadores é superar a marca anterior.
O secretário de Turismo do Paraná, Jackson Pitombo – que participará da abertura da feira – explica que o evento atrai turistas ao município, movimenta a economia e gera a renda e empregos. "Seguindo a orientação do governador Beto Richa, nosso trabalho visa a aproximação com os municípios e o desenvolvimento de ações para fortalece-los", concluiu.
ATRAÇÕES - Em 2013, a organização do evento valorizou a diversidade musical para agradar os amantes do rock, pop, pagode e sertanejo. Na abertura da festa, na quinta-feira (08), acontece o show com a dupla Giba e Nando e com talentos locais. Para entrar basta levar 1 quilo de alimento não perecível. Na sexta-feira (09), o show fica por conta da banda argentina “Star Beetles”, considerada a melhor banda cover dos Beatles do mundo, com entrada franca. No sábado (10) acontece o show principal com o cantor Daniel e, no dia 11, véspera de feriado em Prudentópolis, o público poderá se divertir no show com o grupo Inimigos da HP.
Os visitantes também vão poder conferir a exposição de máquinas, veículos, caminhões e implementos, o 4ª Encontro Off-Road e o artesanato local. Na área técnica, o destaque são palestras voltadas para os agricultores e produtores rurais, principalmente na área de produção do feijão e de leite.
“Prudentópolis é uma terra muito rica em belezas naturais. Todos os anos, atraímos visitantes de diversas regiões do Brasil e de outros países, que vem conhecer a ‘Terra das Cachoeiras Gigantes’, título que nosso município ostenta com muito orgulho, com mais de 100 cachoeiras catalogadas. A Festa Nacional do Feijão Preto é mais uma oportunidade para que os visitantes conheçam as riquezas da nossa terra”, disse o prefeito do município, Gilvan Pizzano Agibert.
O prefeito explica que diversos investimentos foram feitos nos últimos anos para receber melhor os turistas. Entre eles, está o Parque do Monumento Natural do Salto São João, em parceria com o Governo do Estado. “O monumento do São João é algo ousado, que vai realmente projetar ainda mais o nosso município, criando emprego, novos negócios e fortalecendo o turismo” disse.
HISTÓRIA - Criada em 2010, a Festa Nacional do Feijão Preto é uma realização do SOS – Serviço de Obras Sociais - para projetar o setor produtivo local do município e seu potencial turístico, étnico e agrícola.
A realização da feira coincide com o aniversário do município, festejado em 12 de agosto. Este ano, Prudentópolis comemora 107 anos de emancipação política.
A CIDADE - Localizada às margens da BR 373, entre Ponta Grossa e Guararapuava, Prudentópolis é conhecida como a "Terra das Cachoeiras Gigantes", com destaque para o Salto São Francisco, que tem uma queda d’água de 196 metros de altura. É famosa também pela beleza de suas inúmeras igrejas.
Lá também é produzido um salame especial conhecido como Cracóvia, um segredo de culinária vindo dos imigrantes ucranianos, cujos descendentes compõem a maioria da sua população. O embutido é comercializado em toda a região e também em outras cidades, como Curitiba.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br  

GALERIA DE IMAGENS