O livro “35 Anos de História da Luta Contra o Tabagismo no Paraná”, escrito por Jonatas Reichert, médico pneumologista aposentado da Secretaria de Estado da Saúde, tem exemplares na sede da Library of Congress e na National Library of Medicine, em Washington. A obra resgata registros da trajetória da luta contra o tabaco no Estado, que sempre foi destaque nacional na causa.
Na época do lançamento do livro, em 2015, foram distribuídos exemplares para a comunidade, para regionais de saúde e bibliotecas da rede de ensino estadual. O livro também foi enviado para secretarias de saúde de outros estados, para a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Universidade Adventista de São Paulo (Unasp), Organização Panamericana de Saúde (Opas), Organização Mundial da Saúde (Suíça), Universidade Puiggari (Entre Rios, Argentina), e instituição de ensino em Cairo, Egito.
Em dezembro de 2017, a obra chegou aos Estados Unidos e está disponível em duas bibliotecas do País, uma delas considerada a maior do mundo – a Biblioteca do Congresso de Washington. Para Reichert, é uma satisfação muito grande ser reconhecido desta maneira. “Eu participei dessa história desde o começo e poder trazer tudo ao conhecimento público sobre o pioneirismo do Paraná no combate contra o tabagismo é muito gratificante”, destaca.
De acordo com o autor, o registro do livro começa em 1979, quando o Paraná foi pioneiro em defender a causa. “Eu era recém-formado quando me envolvi nessa questão, na qual nunca mais deixei de atuar. Verifiquei que parar de fumar evitaria inúmeras doenças e que isso seria um benefício para a pessoa, para a família e também para o Estado”, conta Reichert.
LIVRO – A obra foi lançada no dia 29 de Setembro de 2015, mesmo dia do aniversário da Lei Antifumo (nº 16.239/09) que proibiu o cigarro em locais de uso coletivo no Estado. O médico relembra que o lançamento do livro só deu certo devido ao apoio do Secretário da Saúde, Michele Caputo Neto. “Ele quem resolveu as pendências e me ajudou em todo o processo de lançamento”, conta.
Caputo Neto se sente orgulhoso pelos rumos que o projeto está tomando. “Ver o trabalho do Paraná contra o tabagismo ser reconhecido internacionalmente é algo gratificante para nós e para nosso Estado. Combate ao fumo é questão de saúde pública e deve ser amplamente divulgado de forma contínua”, afirma.