Lei oficializa “Outubro
Rosa” no Paraná

Lei sancionada esta semana prevê ações educativas e preventivas, como campanhas de esclarecimento, exames e debates sobre políticas públicas
Publicação
28/10/2011 - 17:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O mês de outubro passará a ser dedicado, no Paraná, à realização de ações preventivas que assegurem a integridade da saúde da mulher. A lei que institui oficialmente o “Outubro Rosa” foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada esta semana pelo governador Beto Richa.
De acordo com a chefe de gabinete da Secretaria da Saúde, Maria Goretti Lopes, a oficialização do “Outubro Rosa” mostra o compromisso da secretaria com as políticas voltadas para a saúde da mulher. “Neste governo, além das campanhas de mobilização e informação sobre o câncer de mama, estamos nos preparando para organizar quatro centros de diagnóstico digital”, disse. Criados com o objetivo de conferir mais eficáciaa aos exames, os centros serão instalados em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.
Durante o “Outubro Rosa”, o poder público, em cooperação com a iniciativa privada e entidades civis, realizará campanhas de esclarecimento, exames e outras ações educativas e preventivas, priorizando afecções ginecológicas mais comuns, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e do câncer ginecológico (útero e mama). Também serão realizadas discussões para a elaboração de políticas para acompanhamento psicológico pré e pós-trauma.
PREVENÇÃO – Neste mês, a Secretaria da Saúde distribuiu panfletos com orientações sobre a prevenção do câncer de mama para as 22 Regionais de Saúde e os 399 municípios paranaenses. Em Irati, a direção da 4ª Regional de Saúde organizou uma campanha interna de prevenção de câncer de colo de útero e mama.

GALERIA DE IMAGENS