Jogos Colegiais mudam de nome para Jogos Escolares

Na próxima semana, serão definidas as regras da competição, que começa em maio
Publicação
18/03/2011 - 15:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os Jogos Colegiais do Paraná (Jocops) mudaram de nome para Jogos Escolares do Paraná (Jeps). A mudança foi definida com a criação da Secretaria Especial de Esporte do Paraná, em substituição à Paraná Esporte, na promoção do evento em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. “Foi uma decisão para associar melhor ao nome da competição à fase nacional, Olimpíadas Escolares Brasileiras, antes denominadas Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)”, justifica o secretário de Esporte, Evandro Rogério Roman.
Na próxima quarta-feira (23), haverá reunião técnica para acertar os últimos detalhes do regulamento da disputa deste ano. O encontro será na sede da Paraná Esporte, em Curitiba, com a participação dos coordenadores de educação física, dos 32 núcleos regionais de Educação e dos representantes das comissões de ética desses núcleos.
O diretor de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida, da Secretaria de Esporte, Luiz Antônio Costenaro, garantiu que poucas coisas serão reformuladas. “Faremos adequação do regulamento, mas nada que modifique o sistema de disputa”, adianta Costenaro. No regulamento deste ano, a principal modificação será no número de classificados para a fase final. “Não estarão classificados automaticamente os três primeiros colocados do ano passado, mas apenas os campeões por classes, sexo e modalidades (coletivas)”, informa a coordenadora da competição, Márcia Tomadon.
CALENDÁRIO – Os Jogos Escolares do Paraná, cujas fases intraescolar e municipal se desenvolvem nos 399 municípios, terão a fase regional nos 32 núcleos regionais de Educação, em duas etapas, uma de 20 a 26 de maio e outra, de 3 a 9 de junho. A fase macrorregional, em oito sedes, será de 16 a 21 de junho. E a fase final, em sedes ainda não definidas, será de 2 a 10 de julho. Novamente, na fase final, as modalidades serão agrupadas em determinadas sedes, para se evitar grande aglomeração num só local, tendo em vista que participam mais de 6 mil alunos.
Em termos de modalidades seguem as mesmas das últimas disputas: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez, desde a fase regional; e ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação e taekwondo, só na fase final. Os classificados no atletismo e vôlei de praia, na fase regional, não participam da fase macrorregional, porque vão direto para a final. As demais modalidades em disputa na regional passam por outra classificatória na macrorregional.
Da fase regional para a macrorregional classificam-se apenas os campeões por modalidades, classes (12 a 14 anos e de 15 a 17 anos) e sexos (feminino e masculino). Da macro para a final passam os campeões e vice-campeões, somando-se 16 equipes por modalidades, classes e sexos. Vale lembrar que os representantes das cidades-sedes das fases macrorregional e final classificam-se automaticamente para a disputa em seu município. Assim, o total de disputantes na fase final nas modalidades coletivas, por exemplo, será de 18 equipes, sendo as 16 classificadas na macro, a campeã do ano passado e a representante da cidade-sede. Datas e sedes:
Fase regional
1.ª Etapa
20 a 26 de maio
Sedes – Núcleos
Apucarana – Apucarana
Boa Vista da Aparecida e Capitão Leônidas Marques – Cascavel
Cianorte – Cianorte
Cornélio Procópio – Cornélio Procópio
Curitiba – Curitiba
Ampere e Santa Isabel do Oeste – Francisco Beltrão
Mariluz – Goioerê
Irati – Irati
Carlópolis – Jacarezinho
Rio Bonito do Iguaçu – Laranjeiras do Sul
Loanda – Loanda
Cambé – Londrina
Guaratuba – Paranaguá
Paraíso do Norte – Paranavaí
Entre Rios do Oeste e Pato Bragado – Toledo
Wenceslau Braz – Venceslau Braz
2.ª Etapa
3 a 9 de junho
Sedes – núcleos
Colombo – Área Metropolitana Norte
Fazenda Rio Grande – Área Metropolitana Sul
Iracema do Oeste – Assis Chateaubriand
Mamborê – Campo Mourão
Salto do Lontra – Dois Vizinhos
Itaipulândia – Foz do Iguaçu
Pinhão – Guarapuava
Siqueira Campos – Ibaiti
São João do Ivaí – Ivaiporã
Colorado – Maringá
São João – Pato Branco
Pitanga – Pitanga
Ponta Grossa – Ponta Grossa
Telêmaco Borba – Telêmaco Borba
Umuarama – Umuarama
General Carneiro – União da Vitória
Fase macrorregional
16 a 21 de junho
Sedes – núcleos
Paranaguá – AM Norte, AM Sul, Curitiba e Paranaguá
Prudentópolis – Guarapuava, Irati, Ponta Grossa e União da Vitória
Laranjeiras do Sul – Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Laranjeiras do Sul e Pato Branco
Missal – Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo
Araruna e Peabiru – Campo Mourão, Goioerê, Maringá e Pitanga
Paranavaí – Cianorte, Loanda, Paranavaí e Umuarama
Porecatu – Apucarana, Ivaiporã, Londrina e Telêmaco Borba
Ibaiti – Cornélio Procópio, Ibaiti, Jacarezinho e Wenceslau Braz
Fase final
2 a 10 de julho
Locais em definição

GALERIA DE IMAGENS