O Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu, abre no dia 17 (quinta-feira), às 19h, a exposição “Alfredo Andersen, Traços e Cores do Paraná” do Museu Alfredo Andersen. Serão expostos retratos, cenas de gênero, paisagens e objetos pessoais do artista, que é considerado o “pai da pintura paranaense”. A exposição permanece até 2 de setembro.
A mostra conta a trajetória do artista norueguês que desenvolveu sua pintura na Europa, em Paranaguá e também em Curitiba. Na capital paranaense, ocupou sua casa como residência da família, ateliê e escola de arte, onde atualmente é o Museu Alfredo Andersen, que abriga boa parte do acervo do artista. Foi o primeiro artista visual a atuar profissionalmente em ateliê de arte no Estado.
Andersen foi professor de inúmeras personalidades como Estanislau Traple, Theodoro de Bona, Lange de Morretes, José Daros, Helena Wong, Domício Pedroso, entre outros.
Segundo a diretora do Museu, Débora Maria Russo, suas obras são classificadas em três estilos: retratos e autorretratos, cenas de gênero e paisagens. “Ele pintava retratos e autorretratos de caráter afetivo, como também os que eram encomendados. Já as paisagens feitas por ele eram campestres, urbanas e marinhas. Também pintou cenas de gênero e família com a sua imaginação e pinceladas despreocupadas”.
SERVIÇO: Exposição “Alfredo Andersen, Traços e Cores do Paraná”.
Data: 17 (quinta-feira).
Horário: 19h.
Período expositivo: até dia 2 de setembro.
Ingressos: R$14 e R$7 (meia-entrada).
Informações: ecomuseu@itaipu.gov.br | (45) 3520-5816
www.turismoitaipu.com.br/pt/atracoes/ecomuseu
Ecomuseu de Itaipu
Avenida Tancredo Neves, 6001 | Foz do Iguaçu/PR.
Horário de visitação: terça a domingo, das 8h às 17h.