Ipem fiscaliza produtos
médicos na operação
SOS Emergência

Produtos médicos estão sendo fiscalizados pelo Ipem-PR, como parte da operação SOS Emergência, que inclui itens como compressas, esparadrapos, soro fisiológico, gazes, ataduras, algodão, e lençóis descartáveis
Publicação
29/10/2015 - 11:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Produtos médicos estão sendo fiscalizados pelo Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem), fazendo parte da operação SOS Emergência, que inclui itens como compressas curativas, esparadrapos, soro fisiológico, gazes, ataduras, algodão, e lençóis descartáveis. Os agentes do Ipem encerram a fase de coleta dos produtos e de pré-exames no dia seis de novembro, dando início aos exames de laboratório a partir do dia nove, com conclusão prevista para o dia 20 de novembro.
A fiscalização do Instituto acontece através da Gerência de Pré-Medidos. Os produtos pré-medidos são aqueles pesados, medidos e embalados longe das vistas do consumidor, que representam a grande maioria dos consumidos pela população. Geralmente são acondicionados em algum tipo de embalagem, a qual traz no rótulo, obrigatoriamente, a quantidade ou o peso de produto nela contida, com padrões indicativos que também fazem parte desta fiscalização.
A fiscalização desses produtos, no âmbito da metrologia legal, é de grande importância, uma vez que é muito difícil para o cidadão conferir, no ato da compra, se um rolo de esparadrapo, por exemplo, tem de fato a metragem e a espessura indicadas na embalagem. No caso das compressas, se a embalagem possui o número e as dimensões indicadas. No caso do soro fisiológico, a quantidade indicada em ml. Para o algodão, o peso. Ou seja, se o valor nominal indicado na embalagem corresponde ao conteúdo.
As equipes de fiscalização do Ipem percorrem pontos de venda destes produtos, bem como depósitos e fabricantes, fazem pré-exames, que consiste na pesagem de, pelo menos, cinco unidades do produto, com a embalagem, inclusive, além da coleta de amostras daqueles suspeitos de apresentarem erros contra o consumidor, para posterior análise em laboratório.
Para os exames de laboratório, os representantes das empresas fiscalizadas são convidados para presenciar a análise. As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. No caso de produtos pré-medidos (embalados sem a presença do consumidor), as multas podem variar, dobrando em casos de reincidência.
ORIENTAÇÃO - O site do Ipem-PR traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio.
Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 645 0102, de segunda à sexta, de 8h às 11h30min e 13h às 17h30min, ou pelo site www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS