Uma empresa que desenvolve produtos de limpeza automotivos sustentáveis é a primeira a ingressar no programa de Incubação Verde na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec). O programa, que agora recebe a Toys for Boys, é fruto de uma parceria entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) com a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) para acelerar o desenvolvimento de negócios sustentáveis e os pedidos de patentes de tecnologias verdes.
O negócio proposto pela empresa é inovar produtos existentes no mercado prejudiciais ao meio ambiente e à saúde do operador. Com a entrada na Intec, os empreendedores Gustavo Tenreiro e Andreia Almeida querem formalizar e ampliar a capacidade produtiva da empresa que fabrica produtos para estética e higienização automotiva. A proposta é substituir produtos como detergente alcalino automotivo, desengraxante, detergente ácido automotivo e decapante desincrustante, explica Tenreiro.
Os empresários fizeram pesquisas e desenvolveram uma linha de produtos que são à base de novas matérias-primas com baixo impacto ambiental e na saúde dos usuários quando comparados aos existentes no mercado. “ Os produtos são desenvolvidos com uma química mais leve e prometem a mesma eficácia na limpeza do veículo dos produtos existentes, reduzindo o impacto ambiental. A empresa já está em operação e devemos lançar o novo produto em fevereiro de 2018”, ressalta o empresário.
SUSTENTABILIDADE - A parceria entre Tecpar e Unilivre oferece apoio ao desenvolvimento e criação de negócios inovadores com o uso de tecnologias sustentáveis, além de ofertar infraestrutura inicial para esses projetos.
“Queremos atuar em duas frentes: nas universidades, para acelerar a transformação de pesquisa em novos produtos sustentáveis, e nas empresas, para que elas possam desenvolver na Intec projetos com tecnologias ambientais”, salienta Júlio Felix, diretor-presidente do Tecpar.
O diretor-superintendente da Unilivre, Celso Kloss, destaca que o programa vai oferecer capacitação aos empresários na área de gestão ambiental, com assessoria e consultoria no desenvolvimento dos projetos. “Queremos aproveitar que o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) tem o Programa Patente Verde que dá prioridade no exame do requerimento de pedidos de patente de tecnologias inovadoras voltadas ao meio ambiente, para que inovações na área se desenvolvam”, salienta Kloss.
INTEC - Ao longo de 28 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a cerca de 100 negócios. Atualmente, oito empresas passam pelo programa da Intec, com o desenvolvimento de tecnologias em diversas áreas: Compracam, Provena, RR Import, Forrest Brasil Tecnologia, OrangeLife, Neurocel, E4R – Engineering for Rehabilitation e Toys for Boys – Chemistry Automotive.
Os interessados em participar do processo seletivo podem acessar o edital pelo site da Intec (intec.tecpar.br/comoincubar). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3316-3176.