Instrutores de reciclagem
do Detran participam de
oficina sobre o Dpvat

O seguro que é obrigatório e serve para indenizar as vítimas de acidentes de trânsito causados por veículos automotores. Para ter direito ao benefício não é necessário nomear procuradores
Publicação
11/12/2015 - 10:01
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os instrutores de reciclagem do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) participaram nesta semana de uma oficina sobre o funcionamento do Dpvat – Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou Não. O seguro que é obrigatório e serve para indenizar as vítimas de acidentes de trânsito causados por veículos automotores.
A ação foi promovida com apoio da Escola Pública de Trânsito do Detran, através do sistema de videoconferência, e a palestra ministrada pelo diretor do Sindicato dos Corretores de Seguros do Paraná (Sincor-PR), Luiz Antonio Abib, também coordenador do Dpvat. A transmissão alcançou 34 municípios paranaenses.
“Os instrutores de reciclagem estão em contato direto com motoristas infratores. Com este encontro esperamos disseminar a informação e trazer o máximo de esclarecimentos para multiplicá-los em sala de aula”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
Um dos alertas do palestrante refere-se ao recebimento do seguro – o beneficiário não precisa nomear procuradores. Basta procurar uma seguradora, um corretor de seguros habilitado ou uma das unidades do Sincor-PR em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa.
Atualmente, o sindicato conta com 120 corretores credenciados.
“Muitas vezes as pessoas olham para o seguro como se fosse apenas algo obrigatório e a nossa ideia é mostrar que o Dpvat também é um direito e um benefício para o cidadão. Além disso, o atendimento e o encaminhamento dos processos são gratuitos aos beneficiários e não precisam de intermediários, uma vez que o sindicato oferece toda estrutura necessária”, destaca Abib.
Para o Instrutor de Reciclagem do Detran, Leandro Manoel Lisboas, a oficina atendeu uma demanda frequente em sala de aula. “Além de trazer novos conhecimentos, o que aprendemos servirá para responder uma série de dúvidas que recebemos durante os cursos de reciclagem, desde o pagamento de indenização até como e onde pode ser feita a solicitação”, compartilha Lisboas.
De acordo com dados estatísticos do primeiro semestre de 2015 divulgados pelo Sincor-PR, foram pagas 269.410 indenizações por invalidez permanente e 22.395 por morte no Paraná. O maior número de acidentes, com direito ao Dpvat ocorre com homens, na faixa etária dos 25 a 34 anos e, também, com o uso de motocicletas.
COMO FUNCIONA – Motoristas, passageiros ou pedestres que sofrem acidente de trânsito em qualquer ponto do território nacional têm direito à indenização. A obrigatoriedade garante às vítimas de acidentes de trânsito o recebimento, mesmo que os responsáveis pelos acidentes não arquem com essa responsabilidade.
A regulação e o pagamento das indenizações são de responsabilidade da Seguradora Líder dos consórcios Dpvat e cabe ao Sincor-PR dar a orientação adequada aos interessados no recebimento de eventuais direitos.
O seguro serve para indenizar em casos de morte, invalidez e reembolso de despesas médico-hospitalares pagas por pessoa física ou jurídica para o tratamento de lesões provocadas por veículos automotores ou cargas transportadas por eles. Em caso de dúvidas, o usuário pode ligar para o 0800 41 5100 e acessar o site www.portal.sincor-pr.org.br.
Além das questões relacionadas ao Dpvat, os participantes também receberam instruções sobre legislação de trânsito, com Rodrigo Kozakiewicz, da Coordenadoria de Infrações do Detran, e informações referentes a ações globais sobre mobilidade e segurança no trânsito, com Leonardo Napoli, da Escola Pública de Trânsito.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS