Instituto de Identificação
inaugura museu
papiloscópico em Curitiba

Espaço aberto ao público resgata uma história de 100 anos de serviços prestados pelos peritos em identificação humana
Publicação
28/12/2011 - 15:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Reinaldo de Almeida Cesar, e o delegado geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius da Costa Michelotto, inauguraram na terça-feira (27), em Curitiba, o Museu Papiloscópico do Instituto de Identificação do Paraná. O espaço, aberto para visitação pública, resgata uma história de 100 anos de serviços prestados pelos peritos em identificação humana.
O museu conta com materiais de papiloscopia, equipamentos antigos utilizados para a confecção de documentos de identidade e fotografias que mostram o trabalho dos profissionais ao longo dos anos. Entres as raridades expostas estão fichas cadastrais e documentos de personalidades marcantes da história do Paraná, como ex-governadores e parlamentares.
De acordo com o diretor do instituto, Newton Tadeu Rocha, idealizador do projeto, o objetivo do museu é contribuir para o desenvolvimento cultural, técnico e cientifico: “Essa questão educacional é fundamental. As escolas podem promover visitas ao espaço e fazer pesquisas, descobrindo a importância do trabalho da papiloscopia na atividade de polícia judiciária e na identificação e individualização de pessoas”.
O secretário Almeida César disse que o museu é inaugurado no momento em que o instituto projeta um futuro de sucesso e realização. “Ao mesmo tempo em que instala o museu, o instituto apresenta seu planejamento estratégico, missão e valores. Certamente vai haver um salto de qualidade na prestação de serviço”, afirma.
Segundo o delegado-geral Marcus Vinícius Michelotto, a história e o trabalho do profissional de papiloscopia devem ser valorizados. “Esses profissionais fazem parte da Polícia Civil e são fundamentais para o sucesso da instituição”, afirmou Michelotto, que revelou a intenção de criar um museu da Polícia Civil.
O evento de inauguração também contou com as presenças da vice-diretora do instituto, Iara Dechiche, do diretor do Instituto Médico Legal, Porcídio Otaviano Rocha, e da ouvidora da Polícia Civil, Charis Negrão.
Serviço:
O Museu Papiloscópico fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas, no Posto 1 do Instituto de Identificação do Paraná (Rua José Loureiro, 376 – Centro de Curitiba). Entrada franca. Informações: (41) 3322-9480.

GALERIA DE IMAGENS