Instituto das Águas recolhe mais de 21 mil toneladas de lixo

Publicação
12/03/2014 - 18:18
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Em 77 dias de Operação Verão, o Instituto das Águas do Paraná, retirou cerca de 21 mil toneladas de lixo dos municípios de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Da Ilha do Mel foram mais 800 toneladas e das Ilhas das Peças e Superagüi outras 160 toneladas de lixo produzidas por moradores e veranistas que passaram a temporada nas ilhas.
Os serviços começaram em 20 de dezembro. Novecentas pessoas trabalharam na varrição de vias públicas e na limpeza de praias e trilhas, na retirada de resíduos vegetais e entulhos e, também, na coleta de resíduos domiciliares e recicláveis. Foram utilizados 50 caminhões compactadores, caçambas e baús para a coleta convencional de lixo comum e reciclável dos municípios do Litoral. Seis máquinas saneadoras foram usadas para limpar a areia de Guarapuava, Matinhos e Pontal do Paraná.
Para auxiliar na limpeza pública e manter o Litoral limpo, o Instituto das Águas do Paraná (AguasParaná) também instalou 2,3 mil lixeiras com dois sacos plásticos - um preto para depósito do lixo orgânico e outro azul para o lixo reciclável - ao longo da faixa de areia dos municípios da região.
ORIENTAÇÃO - O Águas Paraná colocou em prática uma ação educativa que chegou a milhares de veranistas e moradores. Um grupo de 60 monitores capacitados trabalhou na conscientização sobre a importância de separar o lixo reciclável em condomínios, hotéis, colônias de férias, nas travessias e outros locais. Os educadores ambientais entregaram 900 mil sacolas plásticas para armazenamentos de resíduos orgânicos e recicláveis e 90 mil calendários com datas e horários da coleta de lixo.
Doze artistas do Espaço Sou Arte levaram diversão e orientações sobre educação ambiental, reciclagem e coleta de lixo aos moradores e veranistas. Em 27 dias de apresentações no Litoral, cerca de 25 mil pessoas assistiram a 50 peças de teatro.
Os surfistas Serginho Laus e Jairo Lumertz ensinaram crianças, jovens e adultos a usar garrafas PET para a confecção de pranchas de surfe e stand up paddle - esporte em que o praticante rema em pé, em cima de um pranchão. As oficinas atenderam 500 crianças, jovens e adultos, onde foram confeccionadas 10 pranchas sorteadas entre os participantes.
Todo o trabalho realizado pelo Instituto das Águas do Paraná no Litoral teve a aprovação da população, segundo uma pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, que apontou que o serviço de coleta de lixo foi aprovado por 76% dos entrevistados; a limpeza da areia das praias por 81,9% e das ruas e calçadas por 68,1% dos veranistas. Apenas 7% consideraram a limpeza “ruim” ou “péssima”. Para 71,5%, nesta temporada houve melhoras no trabalho de limpeza das praias com relação à temporada passada.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr  e www.pr.gov.br  

GALERIA DE IMAGENS