Inscrições para
o Enem terminam
nesta sexta-feira

Exame Nacional do Ensino Médio pode ser a porta de entrada para candidatos que querem estudar em universidade estaduais
Publicação
03/06/2015 - 16:50

Confira o áudio desta notícia

Terminam na próxima sexta-feira (5) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. A prova pode ser a porta de entrada para estudantes que querem ingressar nas universidades estaduais Unespar, com sete Campi, Unicentro, do Centro-Oeste, Uenp, da região Norte, e a Unioeste, do Oeste. A taxa de inscrição, que deve ser paga até o dia 10 de junho, é de R$ 63.
Ficam isentos da taxa os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública neste ano. A isenção também poderá ser solicitada por candidatos que comprovarem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.182), por meio do sistema de inscrição. O número de inscritos deste ano atingiu nesta terça-feira (2) a marca de 4 milhões e 400 mil pessoas, de acordo com o Inep.
Com a nota adquirida na prova é possível se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo qual as universidades ofertam vagas. A Unespar aderiu ao Sisu este ano e oferta 50% das vagas para os sete Campi (Apucarana, Curitiba I, Curitiba II, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória). O método é válido para todos os cursos disponibilizados pela instituição, exceto para os que exigem teste de habilidade específica, no caso, alguns cursos do Campus Curitiba I (Embap) e Campus Curitiba II (FAP).
Outra universidade que também adotou o sistema em 2015 foi a Unicentro, que disponibiliza metade das vagas para os participantes do Enem. A outra metade se divide em 40% para os aprovados nos concursos vestibulares e os outros 10% para os participantes do Programa de Avaliação Continuada.
Já a Uenp oferece 10% das vagas dos cursos de graduação dos Campi de Cornélio Procópio e Jacarezinho. A universidade visa que, desta forma, as vagas dos cursos que não foram ocupadas por meio do vestibular sejam totalmente preenchidas.
Para ingressar na Unioeste usando a nota do Enem são ofertadas 50% das vagas dos cursos de graduação. A outra metade é para alunos que vão ingressar por vestibular.
UEL e UEPG - Também há possibilidade de usar a nota do Enem para alguns casos nas Universidades Estaduais de Londrina e de Ponta Grossa. Na UEL para disputar vagas remanescentes e na UEPG o vestibulando pode solicitar o aproveitamento do resultado obtido em suas provas objetivas, embora não seja obrigatório.
As provas ocorrem nos dias 24 e 25 de outubro, no período da tarde. Mais informações no site enem.inep.gov.br .
SELEÇÃO UNIFICADA - As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) acontecem de segunda (8) a quarta-feira (10), mas os interessados já podem consultar a lista de cursos na página do Sisu na internet: sisu.mec.gov.br.
Esta segunda edição, que utiliza as notas do Enem de 2014, vai oferecer 55.576 vagas em 72 instituições públicas.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e  www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS