Indústria plástica recebe
apoio do Tecpar para
melhorar processo produtivo

A empresa produz fibras sintéticas para o ramo moveleiro e estava com dificuldades para manter a padronização. Ela recebeu o apoio do Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar
Publicação
18/01/2016 - 11:00

Confira o áudio desta notícia

Com dificuldades para manter a padronização de cores em suas fibras sintéticas, uma empresa de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, teve o apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para obter melhorias em seu processo produtivo. A indústria plástica espera ainda que as ações sugeridas pelos especialistas do instituto tragam redução no custo da sua produção.
A Multfibra, fundada em 2011 para confeccionar fibras sintéticas para o ramo moveleiro, produz itens com material plástico que devem seguir o mesmo padrão de cores. Como estava com dificuldades em manter a padronização, a diretora-geral da empresa, Franciele dos Santos Noronha, buscou o Sebrae-PRFoi assim que ela chegou até o Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar. para ajudá-la.
Foi assim que ela chegou até o Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar. Os especialistas do centro visitaram a empresa e realizaram testes de laboratórios que apontaram que era possível substituir componentes durante a produção. “Nossos ensaios mostraram que com a troca de matéria-prima, o produto final manteve as mesmas características mecânicas, mas com a padronização de cor esperada pelos clientes. Isso ainda com um custo de produção menor”, explica Marco Antonio Netzel, gerente do centro.
O relatório com os resultados da solução tecnológica adquirida pela Multfibra, com recursos do Sebrae-PR, já está nas mãos de Franciele, que espera agora pelos resultados apontados. “O relatório apontou algumas possibilidades de melhorias, que vamos adotar para aprimorar o produto e reduzir os custos”, salienta Franciele.
O diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Tecpar, Reginaldo Joaquim de Souza, ressalta que o instituto tem uma equipe de especialistas voltada a buscar, com ferramentas tecnológicas e ensaios laboratoriais, as melhores soluções aos empresários. “O trabalho de campo, ou seja a visita técnica, é complementado com os ensaios de laboratórios e a soma dessas competências cria soluções tecnológicas para agregar valor às empresas do estado”, destaca.
Soluções Tecnológicas - Quatro grandes áreas são foco dos negócios dos centros tecnológicos do Tecpar. Com infraestrutura de laboratórios e um time de especialistas, o setor de Desenvolvimento Tecnológico atende empresários que querem inovar em Saúde e Meio Ambiente, Materiais, Medições e Validação e Informação e Estudos Estratégicos.
Interessados em conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tecpar podem acessar o site portal.tecpar.br/solucoes-tecnologica
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS