IML entrega mais quatro viaturas para cidades do interior

Guarapuava, Ivaiporã, Campo Mourão e Maringá receberam um veículo cada município. Nessas unidades começaram a trabalhar dez motoristas, oito médicos e nove auxiliares de perícia
Publicação
29/09/2011 - 14:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Quatro municípios receberam viaturas para o Instituto Médico-Legal (IML) nesta semana. Guarapuava, centro-sul do Paraná, e Ivaiporã, Campo Mourão e Maringá, noroeste, receberam um veículo cada município. Nessas unidades começaram a trabalhar dez motoristas, oito médicos e nove auxiliares de perícia.
Em Ivaiporã havia apenas um médico-legista no quadro de funcionários do IML. O profissional era responsável por todo o trabalho, tanto de motorista, quanto de perícia e emissão de laudo. Agora, a unidade ganhou outros cinco funcionários, o que garantirá suporte mais eficaz à população da região.
As entregas seguintes serão nas regiões oeste e sudoeste, em Foz do Iguaçu, Cascavel, Pato Branco e Engenheiro Beltrão. O mês termina com 16 viaturas entregues no Estado, das 25 previstas para até o mês que vem. Os veículos para recolhimento de cadáveres foram alugados e adaptados para o serviço.
Toledo e Paranavaí desde o final do ano passado tinham o prédio do IML inaugurado, mas sem equipamentos, estrutura para trabalhar e funcionários contratados. No fim de agosto e começo deste mês, puderam começar o atendimento ao público em sede própria, equipada.
IMPORTÂNCIA – O diretor-geral do IML, Porcídio D’Otaviano Vilani, médico-legista desde 1977, afirmou que o envolvimento por parte do governo e da Secretaria de Segurança Pública com o Instituto permitiu resolver a maior parte dos problemas emergenciais.
Segundo o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, as melhorias fazem parte do Programa Paraná Seguro, lançado pelo governador Beto Richa, que tem como objetivo mudar o cenário da segurança no Estado. “Queremos tratar os paranaenses com mais dignidade e construir uma nova estrutura, com qualidade, para a segurança pública”, diz.
Almeida Cesar explica que o IML, assim como o Instituto de Criminalística, faz parte de uma cadeia de trabalho para a solução de um crime. São essas unidades que, pelos exames pertinentes a cada uma, suprem os inquéritos policiais de provas consistentes, que podem levar à condenação de bandidos.
NOVAS SEDES – Curitiba, Londrina, norte do Paraná; Maringá; Foz do Iguaçu; e Ponta Grossa, Campos Gerais; vão ganhar uma nova sede do IML. Nas três primeiras cidades, a previsão é de que as obras sejam entregues até o fim do próximo ano. Nas outras, o processo de licitação começará em 2012.

GALERIA DE IMAGENS