O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) promoveu na segunda-feira (12) em Toledo o Encontro Técnico – Atribuições e Ações do IAP e Instituto das Águas do Paraná. O objetivo foi apresentar as atribuições e o funcionamento do órgão para ajudar na elaboração do perfil ambiental do município – documento necessário para buscar financiamentos internacionais para projetos de infraestrutura e meio ambiente.
“O foco é apresentar o nosso trabalho e como funcionamos, para melhorar o relacionamento do órgão com os usuários e contribuir na elaboração desse documento”, explicou a chefe do escritório regional do IAP em Toledo, Maria Gloria Pozzobon.
O encontro foi realizado na sala de reuniões do escritório regional do IAP e contou com a participação dos responsáveis pela elaboração do perfil ambiental – técnicos ambientais do município e representantes de universidades da região e Ministério Público. “Eventos como este são importantes porque aproximam os municípios do governo estadual. Devemos trabalhar juntos pelo desenvolvimento e a preservação ambiental de cada região do Estado”, afirmou o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.
Funcionários e técnicos do IAP mostraram como cada setor da instituição trabalha para atender a comunidade. Foram tratados assuntos como a gestão de recursos naturais para áreas urbanas; política de incentivo à criação e manutenção de Unidades de Conservação, Reservas de Patrimônio Particular Natural (RPPN); gestão da fauna no espaço urbano; ações dos laboratórios no acompanhamento de controle da qualidade da água em rios e acidentes ambientais; e educação ambiental.
A chefe do escritório regional do instituto também falou sobre a demanda que o órgão recebe da sociedade e como tem trabalhado para atender os usuários. Ela apresentou o funcionamento do processo de licenciamento e fiscalização ambiental, além de números de autos de infração ambiental, protocolos de processo, emissão de licenças e apuração de denúncias neste ano.
O Instituto das Águas do Paraná também contribuiu para o evento, com a participação do chefe do escritório regional em Toledo, Fábio Augusto Gallassini. Ele transmitiu aos participantes informações sobre as ações e atribuições do instituto na região.
Além dos órgãos ambientais estaduais, participaram do encontro o promotor de justiça federal em Toledo, Giovani Ferri, o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Robert Gordon Hickson, e o secretário municipal de meio ambiente de Toledo, Delmar Holffman.
PERFIL AMBIENTAL – Para construir um documento que esclareça o perfil ambiental de Toledo, os participantes vão fazer visitas técnicas a alguns locais do município. Eles devem analisar os principais problemas ambientais, atividades econômicas e políticas ambientais na esfera municipal, estadual e federal para a região.
“Esse documento está direcionando as ações ambientais necessárias para a gestão do município. Ele é fundamental porque vai nortear todo o nosso trabalho daqui pra frente”, explica a bióloga Lílian Queli Ferreira Cardoso, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Toledo.
IAP ajuda a elaborar
perfil ambiental de Toledo
Documento é necessário para que o município busque financiamentos internacionais para projetos de infraestrutura e meio ambiente
Publicação
13/09/2011 - 16:40
13/09/2011 - 16:40
Editoria