Hi Tecnologies apresenta produto em feira internacional e conquista duas novas certificações

Empresa surgiu na Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)
Publicação
10/02/2012 - 10:30

Confira o áudio desta notícia

Caso de sucesso da Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec) do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), a empresa de equipamentos hospitalares Hi Technologies teve as portas do mercado árabe abertas para comercialização de seu principal produto – o Oxímetro de Pulso Milli - em participação na Feira Harab Health, em Dubai.
A Hi Technologies foi uma das 30 empresas nacionais convidadas para expor no pavilhão do Brasil na feira, que é considerada o maior evento de equipamentos odonto-médico-hospitalares das arábias – movimenta cerca de R$ 30 bilhões em negócios, reunindo expositores de cerca de 60 países e compradores de 20 países árabes.
Equipamento usado para medir sinais vitais de pacientes com uma série de outras funções, o Oxímetro Milli teve boa aceitação na Harab Health, segundo o diretor executivo da empresa, Marcus Figueredo. Foram fechados novos contratos de distribuição em países como: Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Egito, Baren, Tailândia e Paquistão. “Fechamos também algumas vendas durante a feira e temos, inclusive, produtos já enviados para a Arábia Saudita, que acaba sendo um país a mais em nosso processo de internacionalização”, disse o empresário.
A Hi Technologies exporta atualmente para quatro países (Egito, Jordânia, Arábia Saudita e Indonésia) e aguarda a certificação da marcação CE para poder enviar seu produto à Europa. Segundo o empresário, o processo deve ser concluído em março, ampliando para 25 o número de países onde o Milli é usado. A marcação CE indica que o produto no qual ela está afixada está em conformidade com as diretrizes de segurança de produto da União Europeia.
Recentemente a Hi Technologies recebeu duas novas certificações: NBR ISO 9001:2008 (Sistema de Gestão) e NBR ISO 13485:2004 (Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade – Produtos para saúde médicos), que são exigidas por países como os Estados Unidos e vão consolidar ainda mais as exportações do Oxímetro Milli. A empresa tem o certificado de boas práticas na fabricação de produtos de saúde brasileiros.
Planos – A expectativa da empresa é completar o primeiro ano de mercado do Milli, em maio, com 500 unidades vendidas. Ele é fabricado na própria empresa, que está instalada em uma sala nas dependências da Intec. Com processo de produção moderno, modelo de negócio e grau de inovação maduros a empresa reúne as características para deixar a incubadora, o que deve acontecer em breve com a mudança para o Parque Tecnológico da Saúde, que está sendo criado pelo Tecpar e vai reunir empresas inovadoras do setor de saúde nas unidades do instituto.
Oxímetro Milli – A humanização dos equipamentos médicos é a proposta da Hi Technologies, que iniciou suas atividades há cerca de três anos na Intec criando programas de monitoramento de pacientes e logo passou para a fabricação do Oxímetro Milli. Mais do que medir a taxa de oxigênio no sangue, que é um importante indicador do estado de saúde do paciente, o equipamento eletrônico agrega uma série de outras funcionalidades, comuns aos tablets e smatphones. Por uma tela de LCD sensível ao toque, o paciente pode se comunicar por voz e imagem com o médico e tem acesso à Internet, jogos e outras funções. “O produto é utilizado em hospitais, clinicas odontológicas e no tratamento em casa, o chamado home care”, explica Figueredo.
Prêmios – As inovações dos produtos lançados pela HI Technologies foram reconhecidas em uma série de prêmios conquistados. Em 2007 foi eleita a melhor empresa inovadora do Paraná pelo Prêmio Ozires Silva, promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e ficou em segundo lugar em 2008. Ainda em 2007 a empresa obteve o segundo lugar na região Sul do Prêmio Finep de Inovação, na categoria Processo. Em 2008 foi considerada a micro e pequena indústria mais inovadora pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Em 2010 ganhou o prêmio de melhor empresa incubada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), junto com a Intec, que foi eleita a melhor incubadora. Em 2011 a empresa ganhou a medalha de prata no prêmio de design Idea Brasil e concorreu também na etapa internacional.

GALERIA DE IMAGENS