Grupo do Distrito
Federal conhece sistemas
da Educação no Paraná

Comitiva liderada pelo secretário da Educação do DF, Gregório Filho, veio saber mais sobre a chamada pública da merenda escolar, recursos humanos e gestão financeira escolar
Publicação
19/05/2016 - 11:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Conhecer e avaliar a possibilidade de aplicar no Distrito Federal os sistemas utilizados pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná na chamada pública da merenda escolar, recursos humanos e gestão financeira escolar. Esse foi o objetivo da visita técnica de integrantes do governo do DF à Secretaria nesta terça (17) e quarta-feira (18).
A comitiva, chefiada pelo secretário da Educação do DF, Julio Gregório Filho, foi composta por subsecretários, diretores e técnicos das áreas de planejamento, alimentação escolar, apoio à pequena empresa e gerência de dados.
“Foi muito gratificante receber o grupo e mostrar o funcionamento de diversas áreas aqui da Secretaria. Esse tipo de intercâmbio de experiências e soluções é sempre muito positivo”, avaliou a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres.
O secretário Júlio Gregório Filho disse que viagem foi proveitosa e destacou a compra de produtos da agricultura familiar na composição da merenda paranaense. “Considero muito interessante adquirir esses produtos na própria região, respeitando as características de cada parte do Estado”, disse.
Entre 2011 e 2015, por meio do Programa Estadual de Alimentação Escolar, foram destinados cerca de R$ 450 milhões para a compra de gêneros alimentícios. Desse total, cerca de R$ 150 milhões se referem à aquisição de alimentos e produtos da agricultura familiar. Com o programa, o Governo do Estado passou a investir na compra de produtos diretamente da agricultura familiar, fomentando a atividade desses pequenos produtores e garantindo a qualidade da alimentação servida aos estudantes.
Na terça-feira (17), a comitiva foi recebida pela secretária Ana Seres e participou de reuniões técnicas na Celepar (Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) sobre os sistemas desenvolvidos para a área de Recursos Humanos da Secretaria e referente à chamada pública da merenda escolar.
Na quarta-feira (18), o grupo esteve no Colégio Estadual Rocha Pombo, em Morretes, onde conheceu o setor responsável pela alimentação do sistema do programa Fundo Rotativo, que repassa recursos diretamente às escolas. O chefe da Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar, Manoel José Vicente, explica que esses recursos ajudam a movimentar o comércio local com a compra de itens de consumo para as escolas, por exemplo.
Para receber os visitantes, os estudantes prepararam uma apresentação teatral e musical. O colégio Rocha Pombo, fundado em 1949, tem atualmente 1.670 alunos.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS