Governo realiza Semana
da Criança com
cultura, lazer e diversão

Contos, peças teatrais com palhaços, ações em hospitais, gincanas e muito lazer fazem parte da programação
Publicação
09/10/2013 - 09:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Rodas de leitura com bonecos e fantoches, oficinas artesanais, gincana, muito lazer e boa diversão com os palhaços Sardinha, Bidosa, Picolé e Janjão. Estas são algumas das atrações preparadas pelo Governo do Estado para comemorar a Semana da Criança. As atividades envolvem a Biblioteca Pública do Paraná, Teatro Guaíra, Secretaria da Saúde, universidades estaduais e os voluntários da Sanepar. Confira a programação:
Hora do Conto - A Biblioteca Pública do Paraná tem atividades especiais durante toda a semana. Todos os dias, sempre às 11 horas e às 15 horas, têm a “Hora do Conto”, quando a criançada ouve de maneira divertida, com a interpretação de bonecos e fantoches, contos infantis e do folclore brasileiro. Depois, é realizada uma oficina trabalhando os aspectos da história.
No hall da Biblioteca foi montado um espaço da Bienal Internacional de Curitiba, com um lugarzinho especial para incentivar as crianças a lerem. No segundo andar da Biblioteca, uma exposição sobre a importância da água, feitas por alunos do Colégio Bom Jesus.
Piás e Gurias – Domingo é dia de Histórias de Palhaço. O Teatro Para Piás e Gurias, do Teatro Guaíra, em Curitiba, leva ao palco os palhaços Sardinha, Bidosa, Picolé e Janjão que apresentarão vários números de malabarismo e monociclo. Crianças de até 12 anos não pagam entrada.
Entre as histórias está a do “O faz tudo”, trama sobre dois amigos que saem à procura de emprego e acabam em um circo. Já “O dentista” é a história de um palhaço que não consegue realizar sua apresentação por causa da dor de dente. O dentista surge para ajudá-lo, com equipamentos gigantes, e aí começa a confusão. Já “O lixeiro” remete à importância e cuidados com o meio ambiente.
Alegria no Hospital – A Secretaria da Saúde realiza diversas ações em hospitais estaduais e centros de especialidade infantil. No Hospital Infantil de Campo Largo, por exemplo, tem atração durante toda a semana. Nas brinquedotecas são exibidos filmes e tem atividades de artesanato. Já no ambulatório geral as crianças se divertem com contos e atividades culturais. Também o Sareh (Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar) realizará oficinas especiais para as crianças.
Em Curitiba, o Centro Psiquiátrico Metropolitano e o Centro Regional de Atendimento Integrado ao Deficiente realizarão atividades da semana da criança na terça, quarta e quinta-feira, entre elas oficina de culinária, pintura, artesanato e outras atividades recreativas. O objetivo é integrar pais e pacientes.
O Hospital Universitário Regional de Maringá realiza sua VII Semana da Criança. Vários setores do hospital e da universidade foram envolvidos nos preparativos, bem como voluntários da comunidade. Além das atividades culturais e de lazer, que acontecem sempre no período da tarde, o hospital servirá durante a semana um cardápio especial com lanches e sobremesas divertidas para homenagear as crianças que estão internadas.
Culinária e gincana - Também em Maringá, o Centro de Educação Infantil Pertinho da Mamãe, creche da Universidade Estadual de Maringá, traz para a Semana da Criança brincadeiras e atividades como contos, filmes, culinária, gincanas e muitas atrações culturais.
Sanepar - Grupos de empregados da Sanepar realizam atividades voluntárias em várias partes do Estado, durante a Semana da Criança. Na quinta-feira (10), em Francisco Beltrão, um grupo de voluntariado promove um dia de recreação no Centro Municipal de Educação Carrossel, no Bairro São Miguel.
As 100 crianças da instituição terão à disposição cama elástica, piscina de bolinhas, guloseimas e lembrancinhas, durante todo o dia.
Em Toledo, na sexta-feira (11), a programação será direcionada para crianças internadas no Hospital Bom Jesus. Serão entregues bonecos confeccionados com os tubetes que sobram das bobinas das faturas de água.
Também em Toledo, durante a Expo Toledo 2013, a empresa mantém em seu estande a Trilha dos Sentidos, onde as crianças aprenderão a cuidar do planeta, do meio ambiente e dos recursos hídricos.
Na região de Foz do Iguaçu, os empregados da Sanepar vão arrecadar brinquedos para presentear 250 crianças do projeto do Centro de Atendimento e Amparo a Crianças e Adolescentes, em Medianeira.
A empresa também preparou um espaço lúdico na Central de Relacionamento de Foz do Iguaçu. Durante a semana, as crianças acompanhadas pelos pais podem desenhar, ler e pintar enquanto os adultos recebem atendimento da empresa.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:
www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS