Confira 10 dicas para um Dia das Crianças Sustentável

Publicação
09/10/2013 - 11:10

Confira o áudio desta notícia

Em função do Dia da Criança, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos preparou dez dicas que podem contribuir com a educação socioambiental dos pequenos. Basta acessar o site www.meioambiente.pr.gov.br e clicar no banner ‘Dia das Crianças Sustentável.
A primeira dica é ensinar as crianças a separarem sapatos, roupas ou brinquedos que elas não usam mais antes de comprar um item novo. Aos pais cabe a tarefa de mostrar os objetos que podem ser doados e que esta atitude fará bem a outras crianças, além de evitar que esses produtos que não são mais usados gerem mais lixo.
Outra dica importante é reduzir as embalagens de presentes ou separá-las. O excesso de embalagens é frequente, principalmente nos brinquedos. Por isso, é válido tentar reduzir o volume de resíduos nos presentes das crianças. Caso isso não seja possível, ensine seu filho a separar os diversos tipos de resíduos contidos nas embalagens e descartá-los corretamente.
Ainda na linha da reciclagem e reutilização, os papéis de presente que você já tem em casa podem servir para embalar presentes novos. Outra ideia para economizar nos pacotes é decorar os presentes apenas com um laço ou um pequeno enfeite, sem gastar papel para isso. "Incentivar o pensamento mais responsável na criança de maneira descontraída e lúdica pode repercutir positivamente no seu desenvolvimento", lembra o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida.
A Secretaria do Meio Ambiente também alerta para a escolha dos fabricantes na hora da compra. Optar por presentes e embalagens de marcas sustentáveis incentiva que outras empresas sigam o mesmo exemplo, já que muitas vezes essas marcas utilizam menos recursos renováveis - água, luz, petróleo, madeira - para fabricação de produtos. Geralmente, elas possuem um selo ou carimbo indicando que a empresa atua na linha ambientalmente correta.
Rejeitar as sacolas plásticas oferecidas pelos estabelecimentos é outra forma de contribuir como meio ambiente. Uma sacola plástica leva cerca de 100 anos para se decompor e, por isso, o melhor é evitá-las. Uma boa opção é usar sacolas adquiridas com baixo custo e que podem ser utilizadas por um período mais longo.
BRINQUEDOS - Brinquedos e brincadeiras ao ar livre e que permitem o contato com a natureza fazem bem à saúde. A bicicleta, por exemplo, é um presente que incentiva a criança a ter vida mais saudável. Além de ter contato com um “veículo alternativo” – que reduz a poluição gerada por carros ou mesmo pelo uso do transporte público – a criança desfruta a sensação de autonomia, mantém o corpo em movimento, desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio. Além disso, por ser uma atividade aeróbica, a bicicleta melhora a condição pulmonar e muscular e afasta a ameaça da obesidade.
Para os pais que vão presentear seus filhos com eletrônicos, o ideal é escolher os que possuem baixo consumo de energia.
O coordenador de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Paulo Roberto Castella, também lembra que é importante incentivar a reflexão das crianças antes da compra. "Antes de comprar, faça a criança pensar se ela realmente necessita daquele item. Atuar como educador ambiental é ajudar a reduzir o impacto ambiental sobre o planeta e garantir uma vida melhor em sociedade", ressalta Castella.
Confira as dez dicas em: www.meioambiente.pr.gov.br
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS