Governo lança campanha para
reforçar prevenção contra a gripe

Material orienta a população sobre como evitar a transmissão e apresenta os sintomas da doença. “Não espalhe a gripe. Espalhe essas dicas” é o nome da campanha. Vídeos serão veiculados nas redes sociais do Governo do Estado e da Secretaria da Saúde a partir desta semana
Publicação
13/07/2016 - 16:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Preocupado com o aumento do número de casos de gripe no Estado durante o inverno, o Governo do Paraná lançou nesta semana a campanha ‘Não espalhe a gripe. Espalhe essas dicas’. A campanha dá orientações à população sobre como evitar a transmissão da gripe e apresenta os sintomas que caracterizam a doença. Os vídeos da campanha serão veiculados nas redes sociais do Governo do Estado (www.facebook.com/governopr) e da Secretaria da Saúde (www.facebook.com/saudepr) a partir desta semana. Empresas e outras instituições que tiverem interesse em participar da campanha podem solicitar o material para Secretaria estadual da Saúde.
“A campanha é mais uma estratégia de informação e conscientização dos paranaenses sobre a importância de prevenir que a gripe se espalhe. A manutenção de hábitos simples, como lavar bem as mãos frequentemente, faz uma grande diferença”, orienta a chefe do Centro estadual de Epidemiologia da Secretária da Saúde, Júlia Cordellini.
Além da lavar as mãos, a campanha também orienta as pessoas a evitarem o contato com quem estiver com a doença, cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar, beber muito líquido e manter uma alimentação saudável.
Para reconhecer o quadro da doença, o material informativo também destaca os principais sintomas da gripe como garganta inflamada, febre, tosse, dores no corpo, cansaço e calafrios. “Também é importante destacar que na presença desses sintomas é recomendável procurar um serviço de saúde”, diz Júlia.
NÚMEROS – Os dados atualizados da gripe divulgados nesta quarta-feira (13) mostram um total de 978 casos no Estado, sendo 907 de H1N1. Os números são a soma dos casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) registrados no Paraná desde o início do ano.
Também foram confirmadas 188 mortes, 171 referentes ao vírus H1N1.Os óbitos ocorreram em 20, das 22 Regionais de Saúde, e todas já tiveram registro de casos de SRAG. “Os dados mostram que o vírus H1N1 é o que está em maior circulação e em todas as regiões do Estado”, comenta a chefe do Centro estadual de Epidemiologia, Júlia Cordellini.
Mais informações sobre a situação da gripe no Paraná podem ser encontradas no boletim (http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=3117) semanal divulgado todas as quartas-feiras pela Secretaria da Saúde.
MATERIAIS – Cartazes e panfletos devem ser retirados na Rua Piquiri, 160 – Rebouças, em Curitiba, na Assessoria de Comunicação. O local funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 18h. Os materiais de orientação também estão disponíveis online (http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=3118).
Mais informações pelo email acs@sesa.pr.gov.br ou pelos telefones (41) 3330 4423/4424.
NOTAS TÉCNICAS – A Secretaria da Saúde liberou mais uma nota técnica da gripe neste ano. O novo documento orienta profissionais de saúde sobre precauções e a prevenção da gripe dentro dos serviços de saúde. As notas estão disponíveis no site da Sesa.
(http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=2800)
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS