Governo inaugura novas
salas de videoconferência

Uma sala será localizada na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e as outras 4 nos câmpus de Apucarana, Campo Mourão, Paranavaí e União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
Publicação
04/04/2018 - 15:40

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Fundação Araucária inauguraram nesta quarta-feira (4) cinco salas de videoconferência e novos equipamentos de áudio e vídeo. Uma sala será localizada na Secretaria e as outras 4 nos câmpus de Apucarana, Campo Mourão, Paranavaí e União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Por meio do Fundo Paraná, a Secretaria investiu R$ 139 mil na aquisição dos equipamentos e serviços de softwares de videoconferência. A estrutura permitirá um melhoramento na comunicação com outros órgãos em nível estadual e federal.

Segundo o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, o investimento em comunicação com outros setores da ciência e tecnologia facilitam a criação de novos projetos. “Com equipamentos modernos tornamos ainda mais prática e dinâmica a troca de experiências com outros setores, estimulando o desenvolvimento de políticas inovadoras”.

As salas de videoconferências recém-instaladas nos quatro câmpus da Unespar são frutos do investimento de R$ 764 mil da Fundação Araucária. O objetivo é apoiar ações institucionais de produção científica e tecnológica, a verticalização do ensino superior, a formação de pesquisadores e a disseminação científica e tecnológica.

Para o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, o investimento fortalece as atividades desenvolvidas pela universidade. “Esta é mais uma das promessas que a Fundação cumpriu. As salas de videoconferência auxiliam na integração dos câmpus, principalmente no que diz respeito à defesa de teses, palestras e demais atividades”.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unespar, Carlos Molena, a ação visa fortalecer as atividades dos programas de mestrado existentes na instituição, além de reduzir custos com passagens e diárias.

De acordo com Molena, as salas irão suprir a necessidade de um espaço adequado em diferentes câmpus da instituição para reuniões, aulas e bancas de defesa de mestrado não presenciais. “Consequentemente teremos significativa melhoria das pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação da Unespar”.

HOMENAGEM - As salas dos câmpus de Apucarana, Campo Mourão, Paranavaí e União da Vitória foram nomeadas como “Helid Budian”, “Agenor Krul”, “Demerval Nunes da Silva” e “Professor José Fagundes”, respectivamente.

A nomeação foi feita em homenagem a docentes e servidores que marcaram a história da instituição. Os câmpus Curitiba I e Curitiba II poderão utilizar a sala da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Paranaguá fará uso de uma sala similar no próprio câmpus, adquirida em chamada pública anterior da Fundação Araucária.

 

 

GALERIA DE IMAGENS