Governo inaugura em Curitiba nova sede da 2a Regional de Saúde

A 2a Regional de Saúde – Metropolitana foi nomeada Complexo Metropolitano de Saúde Paulo Almeida. O nome foi escolhido em homenagem ao ex-superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde, morto em setembro de 2017.
Publicação
28/02/2018 - 17:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Estado da Saúde inaugurou nesta quarta-feira (28), em Curitiba, a nova sede da 2a Regional de Saúde – Metropolitana, nomeada Complexo Metropolitano de Saúde Paulo Almeida. O nome foi escolhido em homenagem ao ex-superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde, morto em setembro de 2017.

A sede da 2a Regional conta com 11 andares e já está em funcionamento. O Estado destinou R$ 13 milhões para a execução da obra de reforma. Atuam na regional 204 servidores, entre médicos, administradores, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos e técnicos administrativos.

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, falou sobre do amigo, ao lembrar que é preciso cultivar esse legado. “Paulão foi protagonista da Saúde, seu trabalho inspirou milhares de servidores e nós precisávamos oferecer algo para valorizar sua história. Algo com o mesmo impacto do profissionalismo e do bom humor do Paulo”, disse.

O diretor da 2a Regional de Saúde, Guilherme Graziani, agradeceu o empenho do Estado para a ampliação e melhoria das estruturas de trabalho. “A nossa Regional tem papel importantíssimo no fortalecimento da Saúde de toda região metropolitana e a antiga sede já não dava condições de atender a demanda dos servidores e das pessoas que frequentam a regional”, disse.

Graziani também afirma que a mudança da sede ocorreu por motivos de logística e que o prédio antigo, sede histórica da saúde na Capital, localizado na rua Barão do Rio Branco, será reformada para ser nova Escola de Saúde Pública do Paraná.

COMPLEXO - O Complexo Metropolitano abriga a Farmácia do Paraná, a 2a Regional de Saúde, o Centro Estadual de Saúde do Trabalhador e a Central Estadual de Transplantes. A coordenadora da Central, Arlene Badoch, lembra da época que trabalhou com Paulo. “Era uma pessoa fantástica, íntegro e sempre pronto para colaborar e fazer acontecer”, diz Badoch. A coordenadora também aproveitou o momento para comentar sobre as novas atividades que serão desenvolvidas no Complexo.

“Vamos construir o nosso primeiro Centro de Simulação Realística de morte encefálica, com equipamentos de UTI para organizar cursos práticos e capacitar nossa equipe”, acrescenta Arlene Badoch.

PAULO - Natural de Florianópolis, Paulo Almeida nasceu em 27 de outubro de 1958. Formou-se em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná em 1979 e em abril de 1981 ingressou na carreira do Estado. Com mais de 35 anos de atuação na Secretaria de Estado da Saúde, Paulo se aposentou em 2016, mas continuou exercendo a função de Superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde, cargo ocupado desde 2012.

Durante sua carreira, atuou na 2ª Regional Metropolitana de Saúde e na sede da Sesa, em Curitiba. Ingressou como sanitarista e acompanhou a evolução do sistema público de saúde atuando na construção do Sistema Único de Saúde do Paraná. Nos últimos anos foi o principal coordenador do programa HospSUS, de apoio à qualificação dos Hospitais Públicos e Filantrópicos do Paraná.

CERIMÔNIA - Participaram da cerimônia amigos de carreira, familiares e autoridades. A esposa de Paulo, Marinez Antunes Almeida, ficou muito agradecida por todas as honrarias e comemorações em homenagem ao falecido marido.

“Não tenho palavras para expressar a gratidão que estou sentindo. Só posso oferecer o meu ‘muito obrigada’, por tudo que fizeram para honrar a memória do Paulo. Eu sei o quanto ele amava o trabalho e sei que ficaria muito feliz”, disse Marinez.

Junto com o Auditório Paulo Almeida, localizado na sede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, o Complexo de Saúde é a segunda obra física inaugurada pela Saúde que homenageia o ex-superintendente.

PRESENÇAS – O evento de inauguração contou com a participação de diversos gestores e autoridades que fizeram questão de prestar homenagem a Paulo Almeida. Na área de odontologia, profissão de Paulo Almeida, participaram o presidente da Associação Brasileira de Odontologia, Dalton Bittencourt, o presidente do Conselho Federal, Juliano do Vale, o vice presidente, Emerson Jorge e o Presidente do Conselho Regional, Agnaldo Farias.

Também estiveram presentes os prefeitos de Colombo, Beti Pavim, de Contenda, Carlos Eugênio Stabach, de Balsa Nova, Luis Costa, de Quatro Barras, Ângelo Andreatta e de Rio Negro, Nilton Paisani; os secretários municipais de saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, e de São José dos Pinhais, Giovani de Souza; além de vereadores, diretores de hospitais, superintendentes e servidores da saúde.

 

GALERIA DE IMAGENS