Governo garante reforço na
estrutura de saúde do Litoral

Serão mais 5.336 plantões extras de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que vão integrar as equipes dos principais hospitais e prontos socorros da região
Publicação
20/12/2014 - 09:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os veranistas do Litoral paranaense vão contar com uma estrutura de saúde reforçada até o próximo dia 22 de fevereiro. São mais plantões médicos, ambulâncias, UTIs móveis, medicamentos e equipamentos, além de um helicóptero disponível permanentemente para resgates. O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento e preparar a retaguarda assistencial dos sete municípios do Litoral.
Neste período serão pelo menos mais 5.336 plantões extras (64 mil horas) de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que vão incorporar as equipes dos principais hospitais e prontos socorros da região. O governo estadual está investindo mais de R$ 3,1 milhões na contratação desses profissionais.
MAIS POPULAÇÃO - De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, a medida é necessária por conta do aumento da população da região neste período de verão. “Sozinhos os municípios não dariam conta de suprir essa demanda. Por isso, o Governo do Estado reforça anualmente as estruturas de atendimento da região, garantindo assistência adequada aos veranistas e moradores”, disse.
A maioria dos plantões extras foi concentrada em datas críticas, como os feriados de Natal, Ano Novo, Carnaval e nos fins de semana. Grande parte dos profissionais trabalhará no Hospital Regional do Litoral (HRL), em Paranaguá, cuja equipe contará com mais 1.430 plantões.
Segundo o superintendente de Unidades Hospitalares Próprias da Secretaria da Saúde, Charles London, o HRL foi preparado para dar retaguarda ao atendimento de casos de urgência e emergência de maior complexidade, como acidentes de trânsito e afogamentos graves. “A escala de profissionais está completa e também mandamos mais equipamentos e medicamentos para oferecer atendimento de qualidade aos pacientes”, afirmou.
Outra unidade beneficiada é o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, que terá mais uma vez o Centro de Recuperação de Afogados. A unidade é especializada na assistência a acidentes aquáticos, como afogamentos, acidentes com águas-vivas, caravelas e outros animais marinhos.
SAMU - Neste ano, a população conta ainda com o serviço do SAMU 192 para resgate e atendimento pré-hospitalar. Além das oito ambulâncias já existentes, incluindo uma UTI móvel, o Estado deslocou mais três veículos de UTI móvel que terão base em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.
O serviço de resgate tem a disposição também a frota e equipe do SIATE 193, com cinco ambulâncias, e o helicóptero do Governo do Estado, que ficará em Guaratuba. “Tudo está organizado para que o cidadão seja atendido no tempo certo, no local certo e com a estrutura certa”, informa o diretor de Políticas de Urgência e Emergência da Sesa, Vinícius Filipak.
PROMOÇÃO DA SAÚDE - A Secretaria de Estado da Saúde fará também ações de prevenção de doenças em todas as praias, inclusive com a realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais. As barracas terão ouvidoria para receber reclamações, elogios e sugestões.
A Vigilância Sanitária intensificou a fiscalização de estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes, e das barracas de vendedores ambulantes. A medida garante aos veranistas e moradores do Litoral a oferta de serviços de qualidade.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS