O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, informou nesta terça-feira (21) a empresários reunidos Congresso Paranaense da Indústria, em Curitiba, que o governo está coordenando esforços de várias empresas públicas para implantar um sistema capaz de otimizar o escoamento da produção do Estado. “Estudos nesse sentido estão sendo feitos pela Ferroeste, Claspar e Codapar”, revelou o secretário. “O objetivo é a implantação de centrais logísticas integradas em várias zonas no interior.”
Para Richa Filho, “sem um sistema integrado e compartilhado, é impossível aumentar a competitividade do Estado”. O secretário apresentou aos participantes do Congresso – realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) – um balanço das ações já adotadas pelo governo na área de infraestrutura e logística.
O primeiro passo – destacou – foi a aproximação com o governo federal para evitar a perda de recursos, como ocorreu no passado. “Exemplo foi a verba destinada para obras no cais Oeste do Porto de Paranaguá”, afirmou. Outra medida foi a formatação de contratos de gestão para profissionalizar as gerências e fixar metas internas na secretaria. “Ao assumir encontramos um cenário em que os planos de infraestrutura dos municípios, das várias regiões e da União estavam desassociados”, afirmou. Isso, segundo o secretário, impedia a realização de projetos e a implantação de ações mais efetivas no setor de transportes e logística.
MODAIS – Richa Filho também listou os bons resultados obtidos pelo Porto de Paranaguá – como o recorde na movimentação de granéis registrado em maio – e listou ações encaminhadas para os modais ferroviário, aeroviário e rodoviário. Entre eles, o processo de licitação para a construção dos novos ramais da Ferroeste já em 2012 e dois importantes programas na área rodoviária: um para a conservação de estradas e outro para a readequação de vias administradas pelo poder público estadual.
Richa Filho acrescentou que também está em estudo a implementação de patrulhas rodoviárias que vão atender 26 mil quilômetros de estradas municipais. O programa deve ser implementado em consórcio com as prefeituras que têm interesse em aumentar a segurança de suas rodovias.
O secretário de Infraestrutura e Logística antecipou ainda que está em estudo, no âmbito do DER, propostas de duplicação de várias rodovias estaduais. Elas são as seguintes: a PR-323, entre Maringá e Cianorte; a PR-445, que faz a ligação de Londrina e Cambé; a PR-092, no trecho Curitiba-Rio Branco; a PR-418, no Contorno Norte de Curitiba; e a PR-417, entre Piraquara e Pinhais.
José Richa Filho também mencionou o diálogo que foi aberto entre o governo do Paraná e as concessionárias de pedágio responsáveis pelo Anel de Integração. As conversas caminham no sentido de viabilizar a duplicação de trechos concessionados onde haja grande movimentação de veículos. “O objetivo é melhorar o atendimento ao usuário, desafogar o fluxo de veículos e aumentar a segurança dos motoristas.”
Ainda na área rodoviária, José Richa Filho salientou que o DER tem a intenção de levar o asfalto aos três municípios paranaenses que ainda não tem acesso pavimentado até suas sedes. São eles: Mato Rico, Coronel Domingos Soares e Doutor Ulysses.
No segmento aeroviário, disse o secretário, está sendo discutida com o governo federal a revisão e implantação do Plano Aeroviário.
O secretário foi ao evento da indústria acompanhado pelo superintendente do Porto de Paranaguá, Airton Vidal Maron; pelo diretor do Porto de Antonina, Paulo Scalco; e pelo diretor geral da pasta de infraestrutura e logística, Aldair Wanderlei Petry.
Para Richa Filho, “sem um sistema integrado e compartilhado, é impossível aumentar a competitividade do Estado”. O secretário apresentou aos participantes do Congresso – realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) – um balanço das ações já adotadas pelo governo na área de infraestrutura e logística.
O primeiro passo – destacou – foi a aproximação com o governo federal para evitar a perda de recursos, como ocorreu no passado. “Exemplo foi a verba destinada para obras no cais Oeste do Porto de Paranaguá”, afirmou. Outra medida foi a formatação de contratos de gestão para profissionalizar as gerências e fixar metas internas na secretaria. “Ao assumir encontramos um cenário em que os planos de infraestrutura dos municípios, das várias regiões e da União estavam desassociados”, afirmou. Isso, segundo o secretário, impedia a realização de projetos e a implantação de ações mais efetivas no setor de transportes e logística.
MODAIS – Richa Filho também listou os bons resultados obtidos pelo Porto de Paranaguá – como o recorde na movimentação de granéis registrado em maio – e listou ações encaminhadas para os modais ferroviário, aeroviário e rodoviário. Entre eles, o processo de licitação para a construção dos novos ramais da Ferroeste já em 2012 e dois importantes programas na área rodoviária: um para a conservação de estradas e outro para a readequação de vias administradas pelo poder público estadual.
Richa Filho acrescentou que também está em estudo a implementação de patrulhas rodoviárias que vão atender 26 mil quilômetros de estradas municipais. O programa deve ser implementado em consórcio com as prefeituras que têm interesse em aumentar a segurança de suas rodovias.
O secretário de Infraestrutura e Logística antecipou ainda que está em estudo, no âmbito do DER, propostas de duplicação de várias rodovias estaduais. Elas são as seguintes: a PR-323, entre Maringá e Cianorte; a PR-445, que faz a ligação de Londrina e Cambé; a PR-092, no trecho Curitiba-Rio Branco; a PR-418, no Contorno Norte de Curitiba; e a PR-417, entre Piraquara e Pinhais.
José Richa Filho também mencionou o diálogo que foi aberto entre o governo do Paraná e as concessionárias de pedágio responsáveis pelo Anel de Integração. As conversas caminham no sentido de viabilizar a duplicação de trechos concessionados onde haja grande movimentação de veículos. “O objetivo é melhorar o atendimento ao usuário, desafogar o fluxo de veículos e aumentar a segurança dos motoristas.”
Ainda na área rodoviária, José Richa Filho salientou que o DER tem a intenção de levar o asfalto aos três municípios paranaenses que ainda não tem acesso pavimentado até suas sedes. São eles: Mato Rico, Coronel Domingos Soares e Doutor Ulysses.
No segmento aeroviário, disse o secretário, está sendo discutida com o governo federal a revisão e implantação do Plano Aeroviário.
O secretário foi ao evento da indústria acompanhado pelo superintendente do Porto de Paranaguá, Airton Vidal Maron; pelo diretor do Porto de Antonina, Paulo Scalco; e pelo diretor geral da pasta de infraestrutura e logística, Aldair Wanderlei Petry.