Governo entrega Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia

Os vencedores serão conhecidos e premiados terça-feira, em solenidade no Palácio Iguaçu. A partir desta edição comemorativa dos 30 anos, o prêmio passa a se chamar José Richa.
Publicação
01/10/2017 - 09:00

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Paraná realiza nesta terça-feira (03) a solenidade de entrega do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia José Richa. A cerimônia será às 17 horas no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

A partir desta edição comemorativa dos 30 anos, o prêmio passa a chamar José Richa, que era o governador do Paraná no ano em que a iniciativa surgiu (1986). O prêmio reconhece e estimula a produção científica e tecnológica paranaense, valoriza os profissionais e os jovens talentos que, por meio de suas pesquisas, contribuem para o progresso do Estado.

São oito vencedores nas categorias pesquisador, pesquisador extensionista, estudante de graduação e jornalista. nas áreas do conhecimento de Ciências Humanas e Sociais e Ciências Agrárias. Entre os pesquisadores vencedores desta edição, estão professores e alunos das universidades estaduais de Maringá, do Oeste do Paraná e de Ponta Grossa. No total, são cerca de R$ 190 mil em prêmios.

“Em 30 anos já foram premiadas mais de 100 pessoas, entre cientistas, professores, estudantes e, recentemente, inventores e jornalistas”, diz o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes. “Temos hoje no Paraná um excelente potencial humano dedicado à ciência e à pesquisa, o que coloca o Estado em destaque dentro e fora do país. E isso reflete diretamente no desenvolvimento socioeconômico da nossa região”, ressaltou.

COMUNIDADE - A ideia de criar o prêmio partiu do então presidente do Instituto Agronômico do Paraná, Francisco de Assis Lemos de Souza, que encaminhou a sugestão ao Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, em 1985. O órgão formou uma comissão para examinar o pedido e, com o apoio da comunidade científica paranaense, a condecoração foi instituída pelo governador José Richa, através do Decreto nº 7.745 de 1986.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior é a responsável pela organização e execução do prêmio. A avaliação dos concorrentes é realizada por especialistas em cada área do conhecimento, de outros estados, vinculados a rogramas de excelência em pós-graduação nas diferentes áreas.

HOMENAGEM – Além da criação do Prêmio, o governo de José Richa tem outras importantes ações na área de ciência e tecnologia. Entre as principais, algumas se destacam por serem consideradas fundamentais para a institucionalização da função ciência e tecnologia no Paraná. Uma delas é a ampliação da representatividade do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia – Concitec. Foram realizados vários seminários com a comunidade científica e tecnológica de todo o estado com o objetivo de melhorar o desempenho do Concitec, tornando-o mais atuante e representativo.

Também foi elaborado e lançado, em 1985, o II Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná para o quadriênio 1985-1988. Outra iniciativa foi a publicação do primeiro edital de fomento à Ciência e Tecnologia (edital 01/84).

Também foi na gestão de José Richa a iniciativa pioneira de se criar o Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná- Funcitec.

GALERIA DE IMAGENS