Governo e universidades
estudarão nova tecnologia
para obras públicas

Ferramenta permite modelar projetos de edificações em 3D e facilita a elaboração de projetos e o controle da obra, evitando desperdício e contribuindo para o combate à corrupção
Publicação
24/08/2016 - 11:50

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Paraná e as universidades Federal do Paraná (UFPR) e Positivo (UP) vão trabalhar em parceria para disseminar o uso e aumentar as pesquisas da plataforma BIM, que permite modelar projetos de edificações em 3D. A nova tecnologia facilita a elaboração de projetos de obras públicas e o controle da sua construção, evitando desperdício e também aumentando o combate contra a corrupção.
A assinatura da parceria foi feita na noite da última terça-feira (23), no auditório do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). A Secretaria de Infraestrutura e Logística assinou termos de cooperação técnica com as duas universidades que usarão a plataforma BIM em âmbito acadêmico.
Com a parceria, as universidades farão pesquisas científicas da universidade e formarão profissionais de engenharia, arquitetura e áreas afins preparados para trabalhar com a ferramenta. O envolvimento das universidades atende ao plano de Fomento BIM, previsto dentro das ações do Governo do Paraná até 2018.
“É um trabalho que vem sendo planejado desde 2014, pensando no futuro do Paraná. O BIM representará um salto na qualidade de projetos e na execução das obras públicas”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
Nas universidades, a expectativa é de que o uso da plataforma estimule os acadêmicos a desenvolver novas pesquisas, contribuindo diretamente para a sociedade. “A ajuda contribui para o desenvolvimento dos projetos públicos e para a formação dos alunos nos níveis de graduação, mestrado e doutorado”, destacou o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho.
“Esse termo de cooperação integrará as ações, garantido mais produtividade, eficiência e inovação. Hoje, os profissionais devem estar capacitados para trabalhar com novas tecnologias e a universidade é a porta de entrada para essa especialização”, acrescentou o reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins.
Participaram do evento o presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, Nelson Luiz Gomez, a diretora-geral da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, Andrea Regina Abrão, o diretor do Departamento de Gestão de Projetos e Obras (DGPO), Lidio Akio Sasaki, o coordenador do termo de Cooperação da UFPR, Sergio Scheer, a coordenadora do termo de Cooperação da UP, Patricia Maggi.
NOVO SITE - No evento também foi anunciado o lançamento oficial do portal BIM Paraná (www.bim.pr.gov.br). O novo site será atualizado constantemente com informações sobre as ações do Governo do Paraná referentes ao BIM, além de um acervo digital de pesquisas acadêmicas e as principais novidades da Rede BIM no mundo.
PALESTRA - Para encerrar as atividades do evento, o finlandês Sten Tuudak, mestre em Engenharia Estrutural e com experiências em grandes corporações internacionais, apresentou aos profissionais e as autoridades presentes alguns casos de sucessos em obras em que foram adotadas a tecnologia BIM.
Os principais pontos destacados pelo palestrante foram os ganhos de produtividade, qualidade e transparência no planejamento e gerenciamento a partir da modelagem integrada.
SOBRE O BIM - O BIM é uma ferramenta que permite modelar projetos de edificações em 3D. Por meio da plataforma, é possível determinar as características das atividades, estimar os custos dos materiais e da mão de obra.
A plataforma é uma ferramenta de gestão integrada, trabalhando de forma multidisciplinar na atualização de informações e com acompanhamento contínuo de todas as áreas envolvidas no planejamento e execução das obras.

GALERIA DE IMAGENS