O secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, apresentou os projetos do Governo do Estado para o setor aos prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). O encontro aconteceu nesta terça-feira (25) no Terminal José Carlos Senden Júnior, da Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste), em Cascavel.
Richa Filho falou sobre os projetos da secretaria para o setor de transportes. O secretário mencionou a recuperação da Ferroeste (em andamento desde que a nova diretoria assumiu a empresa, no início do ano) e também explicou os entendimentos que o governo vem tendo com as concessionárias do setor rodoviário.
O secretário disse ainda que os técnicos da secretaria, com o apoio de órgãos do Governo Federal, estão trabalhando na elaboração de um plano aeroviário com abrangência em todo o Estado. Richa Filho também comentou as obras de ampliação da capacidade do Porto de Paranaguá e a melhoria dos acessos ao terminal marítimo e ao Porto de Antonina.
“Em um mercado cada vez mais globalizado, fica evidente a necessidade de o Paraná e o Brasil serem cada vez mais competitivos. Para tanto, o governo irá fazer os investimentos necessários, buscando o melhor caminho para a realização de Parcerias Público-Privadas”, afirmou o secretário.
O presidente da Amop e prefeito de Corbélia, Eliezer Fontana, disse que é importante conhecer as propostas do Governo do Estado e expor as necessidades municipais. Afirmou também que as obras no setor de infraestrutura aumentarão o poder de ganho das empresas ligadas ao agronegócio e os agricultores terão melhor qualidade de vida.
Também participaram da reunião o presidente da Ferroeste, Maurício Querino Theodoro, e o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Nelson Farhat.