Governo do Estado
cria canais de interação
com a juventude

Entre as principais ações está a implantação Assessoria Especial de Políticas Públicas para a Juventude e do portal Território da Juventude Virtual
Publicação
13/04/2015 - 15:13
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Nesta segunda-feira (13), Dia dos Jovem, o Governo do Estado comemora os avanços na área de políticas públicas de juventude. Entre as ações mais importantes estão a criação da Assessoria Especial de Políticas Públicas para a Juventude (AEJ), no início de 2013.
A AEJ tem como metas fomentar a criação de Conselhos Municipais da Juventude, estimular o acesso do jovem aos bens públicos (equipamentos esportivos, educacionais e culturais) e promover ações de capacitação, desenvolvimento e emancipação do jovem.
“Nem todos os jovens têm as mesmas chances na vida e nós temos o compromisso de valorizar e garantir os direitos e mais oportunidades para todos”, diz o governador Beto Richa. O Paraná concentra 2,7 milhões de jovens, com idade de 15 a 29 anos, segundo o IBGE.
PORTAL - A aproximação do Governo do Estado e jovens também cresceu com a criação do Território da Juventude Virtual (www.juventude.pr.gov.br), um portal onde o jovem pode se informar sobre os programas de sua área, vagas de estágio e interagir por meio de canais como as redes sociais.
"A opinião é levada a sério pois, ao contrário do que muitos pensam, o jovem quer participar e ser ouvido nas decisões que influenciam sua vida", diz o assessor especial de juventude, Edson Lau, que também cita a realização das Audiências Públicas Estaduais da Juventude. Foz do Iguaçu, Londrina, Tunas do Paraná, Araucária, Irati e Japira já participaram do projeto.
A criação da linha de Crédito Jovem é um incentivo ao empreendedorismo e o protagonismo dos jovens. Assim como o programa Talento Olímpico, que consiste na distribuição de bolsas de ajuda de custo para atletas, e a realização dos Jogos da Juventude, Jogos Escolares e Jogos Universitários.
Na educação foi intensificado o trabalho de incentivo à criação de grêmios estudantis e sua participação na comunidade escolar. Programas como o Se Liga no Trânsito são importantes ferramentas de conscientização para os jovens sobre os riscos de beber e dirigir.
A implantação do Comitê Intergestor de Políticas Públicas para a Juventude é outro importante instrumento de avaliação, auxílio e subsídio técnico para o desenvolvimento das Políticas Públicas para a Juventude.
TRABALHO CONJUNTO - O Comitê reúne representantes de 20 secretarias estaduais com projetos e programas para a juventude. “É um trabalho conjunto de aperfeiçoamento dos serviços públicos que visam à emancipação e o desenvolvimento integral do jovem”, diz Lau.
Parcerias com o Ministério Público, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e sociedade civil também ajudam a levar as políticas públicas a um grande número de jovens.
O Conselho Estadual de Juventude, que está em fase de elaboração, será outra ação importante entre governo e sociedade civil. Já a Rede Jovem será um sistema pioneiro no País, que contempla o cadastro de jovens, equipamentos e serviços de setores público e privado, entidades governamentais e não governamentais, que envolvem de ações, projetos e programas voltados a este segmento.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS