Governo do Estado abre mais
12 leitos de UTI pediátrica na RMC

Estrutura está disponível no Hospital do Rocio, em Campo Largo. Governo estadual está custeando as despesas de internação de pacientes pelo SUS
Publicação
16/06/2016 - 17:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Desde o início de junho, mais 12 leitos de UTI pediátrica começaram a funcionar no Hospital do Rocio, em Campo Largo. A estrutura está disponível à rede pública de saúde graças a uma ação do Governo do Paraná, que está custeando as despesas de internação de pacientes pelo SUS.
A medida foi tomada para ampliar a retaguarda de atendimento, tendo em vista o aumento da demanda por assistência especializada em Curitiba e Região Metropolitana. “Estamos pagando esses leitos com recursos próprios, assumindo uma responsabilidade que seria da União. Sabemos das dificuldades do atual governo federal, mas não podemos deixar que a população fique desassistida neste momento crítico de inverno”, explica o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.
A curitibana Ketlin Cristina Carvalho, mãe da pequena Sophia, internada na UTI do Rocio, afirma que o atendimento recebido é de “primeiro mundo”. “A equipe nos passou confiança e vemos o carinho com que Sophia está sendo cuidada. Isso nos dá segurança, mostra que estão fazendo tudo para tratar minha filha da melhor forma”, disse a mãe, ao visitar Sophia nesta quarta-feira (15).
Com a queda nas temperaturas, aumenta a circulação de doenças respiratórias e cresce também o número de crianças que necessitam de internamento em UTI. “A incorporação desses leitos do Rocio amplia para 96 o número de UTIs pediátricas para internamentos SUS na região”, diz o secretário.
Atualmente, 180 leitos de UTI pediátrica estão em funcionamento na rede pública de saúde do Paraná. A estrutura está distribuída em 18 municípios, dando suporte de urgência e emergência em todas as regiões do Estado. “Trata-se de um serviço que salva vidas e melhora as condições de atendimento de crianças com quadros clínicos mais graves”, enfatiza Caputo Neto.
Agora com 25 leitos de UTI pediátrica em operação, o Hospital do Rocio se consolida como referência para atender a população de todo o Estado. A unidade conta ainda com um heliponto preparado para receber pacientes encaminhados por helicópteros da Rede Paraná Urgência.
O superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde, Paulo Almeida, explica que o Governo do Paraná vem trabalhando, desde 2011, para preencher vazios assistenciais na área da Saúde. “Fizemos um amplo levantamento para avaliar a estrutura de atendimento de cada região. Com isso, priorizamos a implantação de novos leitos onde a população mais precisa”, declara Almeida.
Em cinco anos, 538 leitos de UTI adulto, neonatal e pediátrico foram incorporados ao SUS no Paraná. O aumento se deve, principalmente, à política de fortalecimento dos hospitais públicos e filantrópicos do Estado, através do programa HospSUS.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS