Governo capacita técnicos
para busca de famílias com
direito a programas sociais

Cerca de 5,8 mil famílias em 187 municípios paranaenses têm direito ao benefício do Bolsa Família e não estão tendo acesso ao programa
Publicação
31/10/2012 - 10:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social realizou nesta terça-feira (30), em Curitiba, a “Oficina Busca Ativa para inclusão de famílias de baixa renda no Cadastro Único para Programas Sociais”, em parceria com a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). O evento foi coordenado pela técnica do MDS Tânia Almeida.
Segundo a diretora geral da Secretaria da Familia, Letícia Raymundo, as famílias mais vulneráveis, devido à exclusão social, precisam ser procuradas em seus territórios, em zonas rurais ou em lugares de difícil acesso. “É importante que eles tenham seus direitos e benefícios garantidos. E se este trabalho for encarado como um desafio coletivo de todos os setores do Estado e dos municípios, fica mais fácil atingir a meta”, destacou.
Cerca de 5,8 mil famílias em 187 municípios paranaenses têm direito ao benefício do Bolsa Família e não estão tendo acesso ao programa. A localização destas famílias depende do foco dos municípios na ampliação e atualização do Cadastro Único, usado para concessão de benefícios sociais.
A ampliação dos cadastros depende do esforço da gestão municipal em procedimentos de busca ativa das famílias em situação de pobreza, ainda não inscritas no sistema.
Em muitas localidades a busca ativa precisa resguardar as especificidades dos grupos populacionais tradicionais, tais como as comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas. “Nós temos que pensar políticas públicas específicas também para esses grupos. Por isso a importância de termos aqui vários segmentos do governo, assim como representantes de entidades civis, que realizam ações nestas comunidades”, destacou a técnica do MDS, Denise do Carmo Direito, durante o evento.
WEBCONFERÊNCIA - Para auxiliar os municípios nesta busca, a Secretaria da Família promoveu, durante a oficina, uma webconferência transmitida para todo o Paraná sobre o mesmo tema, para que outros membros da rede de assistência social pudessem assistir ao treinamento.
“Aqueles que não puderam participar da oficina também terão acesso ao material por meio de um computador com internet, e poderão aprender as estratégias de busca ativa oferecidas neste evento, ressaltou o coordenador de Renda de Cidadania da Secretária da Família, Nircélio Zabot.
O CadÚnico é instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, usado para focalização dos programas e benefícios sociais, planejamento e avaliação das políticas públicas voltadas ao atendimento desse público.

GALERIA DE IMAGENS