A governadora Cida Borghetti se reuniu nesta quinta-feira (26) com os diretores-gerais da Itaipu brasileiro, Marcos Stamm, e paraguaio, James Spalding, diretores e membros do Conselho de Administração da usina. Dia 26 de abril completa 45 anos do acordo bilateral entre o Brasil e o Paraguai que viabilizou a construção da Itaipu.
Cida destacou o papel do empreendimento no desenvolvimento do Paraná. “Mais do que gerar energia, a Itaipu proporciona ao povo paranaense qualidade de vida e muitas oportunidades de emprego, renda e grandes projetos que beneficiam todo o Estado”, afirmou a governadora. “É uma gigante, a maior geradora de energia do mundo, genuinamente paranaense. A usina coloca o nome do Paraná no mercado internacional de energia”, afirmou Cida.
Marcos Stamm ressaltou a importância do diálogo entre a empresa binacional com o Governo do Paraná. “A Itaipu está inserida no contexto de desenvolvimento e sustentabilidade do Paraná, principalmente da região Oeste”, disse o diretor-geral brasileiro de Itaipu.
Participaram do encontro o presidente da Copel, Jonel Iurk; o prefeito de Curitiba, Rafael Greca; o chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico; a chefe do Gabinete da Governadoria, Lucília Felicidade Dias; o presidente do BRDE, Orlando Pessuti, e o secretário da Comunicação Social, Alexandre Teixeira.
REUNIÃO – O encontro com a governadora ocorreu dentro da programação da reunião da diretoria executiva da Itaipu, que acontece desde quarta-feira (25), no Chapéu Pensador - unidade da Copel no bairro Bigorrilho, em Curitiba.
O encontro é coordenado pelo diretor-geral brasileiro e o diretor-geral paraguaio, James Spalding. Nesta quinta-feira, aconteceu a reunião do Conselho de Administração da empresa, realizada pela primeira vez em Curitiba.
SUSTENTABILIDADE – A Itaipu é responsável por 17% do suprimento de eletricidade do Brasil e de 85% do Paraguai. Em 2016, a usina estabeleceu o recorde mundial de produção, com 103 milhões de MWh e, neste ano, bateu o recorde trimestral de geração de energia, com 27,9 milhões de MWh produzidos entre janeiro e março.
A usina também promove diversos programas voltados ao desenvolvimento sustentável da região de seu entorno. Recentemente, a Itaipu ampliou sua área de atuação socioambiental para 54 municípios do Oeste do Paraná. Além disso, já pagou mais de US$ 10,7 bilhões aos tesouros nacionais brasileiro e paraguaio.