Governadora em exercício participa
de despedida do cônsul-geral do Japão

Depois de quase três anos à frente do Consulado, o diplomata Toshio Ikeda deixará a Capital paranaense e retornará ao seu país de origem
Publicação
23/02/2017 - 16:20

Confira o áudio desta notícia

A governadora em exercício Cida Borghetti reuniu-se nesta quinta-feira (23) na residência oficial do cônsul-geral do Japão em Curitiba, Toshio Ikeda, para um almoço de despedida. Depois de quase três anos à frente do Consulado, o diplomata deixará a Capital paranaense e retornará ao seu país de origem.
Durante o evento, a governadora em exercício ressaltou a dedicação e o trabalho exercido pelo cônsul no período em que esteve à frente do cargo. “Trago meu carinho e agradecimento pela valiosa contribuição do cônsul e do povo japonês ao Paraná. Juntos trabalhamos pelo fortalecimento das relações culturais, comerciais, econômicas e a aproximação dos povos”, disse.
De acordo com o Toshio, sua missão de estreitar relações entre o Japão e os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foi desempenhada com sucesso. “O momento é de tristeza por deixar os amigos, mas ao mesmo tempo de satisfação pela missão cumprida. Buscamos auxiliar os moradores e empresas japonesas instaladas nesta região e as comunidades Nikkei, quando necessário, além de divulgar a cultura e o idioma japonês”, afirmou.
Ikeda assumiu o Consulado Geral do Japão em Curitiba em abril de 2014. Neste período, participou de importantes eventos ao lado do Governo do Estado. Além da visita do príncipe japonês em comemoração aos 120 anos de relações entre o Brasil e Japão, também ajudou a organizar os eventos referentes aos 45 anos de irmandade entre o Paraná e Hyogo, em agosto de 2015.
Para o ele, a visita do casal real foi um dos maiores desafios no cargo que ocupou. “Tenho absoluta certeza que a visita do príncipe e da princesa Akishino, de autoridades japonesas, e os eventos comemorativos aqui realizados fortaleceram ainda mais o relacionamento entre o Japão e o Estado do Paraná, abrindo caminho para novas parcerias, cooperação e intercâmbio em diferentes campos de atuação”, disse.
O Paraná é estado-irmão da Província de Hyogo e quatro municípios paranaenses mantêm relações de co-irmandade com cidades japonesas: Curitiba é cidade-irmã de Himeji; Londrina de Nishinomiya; Maringá de Kakogawa; e Paranaguá de Awaji-shi.
Estiveram presentes no evento o secretário da Cultura João Luiz Fiani, o diretor-presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, o deputado federal Takayama, o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Serginho do Posto, o presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana, e demais autoridades e lideranças.

GALERIA DE IMAGENS