Governador lança Projeto Integrar,
que agilizará abertura de empresas

Projeto da Junta Comercial do Paraná começa com piloto em Maringá. Lançamento aconteceu durante inauguração da agência da Jucepar no município
Publicação
17/12/2013 - 10:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa e o presidente Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Ardisson Naim Akel, lançaram nesta segunda-feira (16), em Maringá, o Projeto Integrar, que facilitará os processos de abertura, alteração e baixa de empresas no Estado. Durante a inauguração da nova sede da agência regional Jucepar de Maringá, um convênio foi firmado entre o Governo do Estado e a prefeitura para a implantação de um projeto piloto, A previsão é que até o ano que vem, todas as agências da junta comercial no Estado operem com o sistema.
“O objetivo deste projeto é reduzir o tempo, o processo e a burocracia na abertura de novos empreendimentos. Neste ano, foram mais de 46.500 novas empresas abertas no Estado, com a criação de muitos empregos”, disse Beto Richa na solenidade, com a presença do prefeito de Maringá, Roberto Pupim. O governador destacou que pesquisas do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), como um dos Estados que mais geram empregos com carteira assinada no País. “É resultado de ações como essa, que estamos facilitando a vida da população”.
O presidente da Jucepar disse que a implementação do Projeto Integrar está prevista na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa Estadual, promulgada recentemente pelo governador. “Assim, a Junta Comercial se alinha ao governo estadual em busca de novas facilidades aos empresários paranaenses, contribuindo com o desenvolvimento econômico de nosso Estado”, afirmou ele.
MAIS FACILIDADE - A Jucepar já oferece a pesquisa de viabilidade e reserva do nome empresarial pela internet. Também é possível consultar a viabilidade de endereço para a obtenção de alvará. Hoje, para abrir uma empresa, o empresário precisa passar por diversos órgãos de registro, fiscalização e licenciamento, como a Junta Comercial, as Receitas Federal e Estadual, prefeitura, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária.
Com o novo projeto, tudo será integrado na Junta Comercial, que será responsável pelo Integrador Estadual do processo. O empresário dará entrada única na documentação, o que trará mais facilidade e ganho de tempo no processo de abertura de empresa e segurança quanto à integridade e uniformidade dos registros.
Pesquisa do Banco Mundial mostrou que uma empresa leva, em média, 119 dias para ser aberta no Brasil. Com o Integrar, esse tempo pode ser reduzido para até oito dias, dependendo dos casos. “Um dos maiores problemas enfrentados pelos empreendedores brasileiros é a burocracia que envolve a abertura de uma empresa. Com o projeto, os empresários e contadores terão um ambiente mais favorável para legalização de novos negócios, tendo seu trabalho facilitado, demandando menos tempo e com mais segurança”, afirmou o presidente da Junta Comercial, Naim Akel.
Com o resultado da unidade piloto de Maringá, o programa será replicado nas principais cidades paranaenses a partir do ano que vem. Também estão programadas novas ações para os próximos meses, como convênios com a Receita Federal, para a expedição do CNPJ, e com a Secretaria da Fazenda, para a emissão da Inscrição Estadual.
O Projeto Integrar ganhou forma em 2012, quando a Jucepar e outros oito estados assinaram convênio com a Junta Comercial de Minas Gerais, o Sebrae Nacional e o Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI) para uso da metodologia aplicada em Minas Gerais. A implantação do projeto nesses estados abre caminho para a efetivação da chamada Redesim – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios.
Em abril deste ano, a Jucepar implantou a consulta de viabilidade e reserva de nome empresarial, o primeiro passo do Projeto Integrar. A partir de um cadastro, o usuário é direcionado a um formulário eletrônico que oferece três opções de escolha de nomes e permite a reserva por até 30 dias. O sistema conta com grande adesão por parte dos usuários, tendo registrado cerca de 80 mil consultas até o mês de outubro.
Nas últimas semanas, em parceria com a Junta de Minas Gerais e o DREI, a Jucepar tem realizado treinamento de funcionários e contadores de todas as regiões do Estado para mostrar o funcionamento do novo sistema.
NOVA AGÊNCIA – A nova agência da Jucepar em Maringá funciona em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de Maringá (Sincontábil), na Praça Regente Feijó, 360, na Vila Operária. O sindicato tem 300 associados e representa 2.500 contabilistas que trabalham em 28 municípios da região, com cerca de 400 empresas contábeis.
O prefeito de Maringá, Roberto Pupim, lembrou que Maringá é a segunda cidade do Estado em geração de empregos e que o novo espaço melhora o atendimento e o acesso aos serviços ofertados pela Jucepar. “Estávamos precisando desta nova estrutura para atender melhor a demanda”, destacou.
O presidente Junta Comercial, Ardisson Akel, disse que a agência propiciará mais acesso às empresas. “Isso irá garantir um bom atendimento aos empresários”, afirmou.
“Hoje o empreendedor tem que fazer uma peregrinação em órgãos públicos para constituir uma empresa. É uma conquista para todos, é a centralização do processo de abertura de novas oportunidades”, disse o presidente do Sindicontábil, Orlando Chiqueto Rodrigues.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS