Governador inaugura abatedouro, estrada e indústria em Toledo

“É política do governo do Estado dar atenção especial à agropecuária e eu sei que cada centavo investido nesta região retorna para a economia de forma multiplicada”, afirmou Beto Richa
Publicação
05/09/2011 - 18:54
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa participou nesta segunda-feira (5) da inauguração de três obras em Toledo, no Oeste do Paraná. Oficializou o início da operação das obras de ampliação da indústria de fios Fiasul e entregou, com o prefeito José Carlos Schiavinatto, o Abatedouro Municipal Vila Nova e uma estrada rural.
Richa usou a diversificação da produção e da agroindústria praticados na região como exemplo do desenvolvimento econômico desejado para o Paraná. “É política do governo do Estado dar atenção especial à agropecuária e eu sei que cada centavo investido nesta região retorna para a economia e para a comunidade multiplicado várias vezes”, afirmou.
Nas instalações da Fiasul, o governador reforçou a importância de agregar valor à produção regional. A empresa iniciou suas operações durante a gestão de José Richa no governo do Estado e hoje é a maior indústria de fios do Paraná e a mais moderna do Brasil.
“A visão estratégica dele prosperou aqui e hoje vemos uma empresa moderna, com forte presença social, que assegura emprego e oferece benefícios à comunidade em que atua”, disse Beto Richa.
INVESTIMENTOS – Foram investidos R$ 40 milhões na ampliação e reforma do prédio industrial e na ampliação do parque fabril, com a aquisição de máquinas nacionais e importadas. A empresa produz fios 100% algodão e atende o mercado nacional e países da Europa e América do Sul.
“Com os novos equipamentos, a Fiasul passa a produzir fios com maior valor agregado e se habilita a enfrentar a concorrência interna e externa, além de atender as expectativas dos clientes em relação à qualidade e quantidades de produtos”, disse o diretor da Fiasul e presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, Rainer Zielasko.
A produção atual da Fiasul é de 8,4 mil toneladas por ano (700 toneladas por mês) e passa, a partir de agora, para 14,4 mil toneladas por ano (1,2 mil tonelada por mês) de fio de algodão.
A indústria ocupa uma área de 28 mil metros quadrados, com equipamentos novos e de tecnologia moderna, e tem capacidade de produção média de 1,4 mil toneladas por mês.
PRODUÇÃO – Na inauguração do Abatedouro Municipal, no Distrito de Vila Nova, o governador conheceu o Programa de Estradas Rurais, uma parceria entre município e comunidade. “São dois empreendimentos que permitem o beneficiamento e o escoamento da produção, agregando valor e trazendo prosperidade à região”, disse. O abatedouro visa incentivar o desenvolvimento da caprinocultura e da ovinocultura, mas bovinos e suínos também poderão ser abatidos dentro da construção de 1,2 mil metros quadrados. O abatedouro é destinado especificamente ao pequeno produtor, que fornecerá carne para a merenda escolar e o restaurante popular.
ESTRADA – O governador Beto Richa participou da inauguração de 9,92 quilômetros de pavimentação asfáltica, ligando Dois Marcos a Vila Nova, no interior do município, completando 150 quilômetros de estradas rurais pavimentadas. O programa de pavimentação rural prevê uma participação espontânea da comunidade envolvida e uma parceria com a prefeitura de Toledo.
“Estradas pavimentadas garantem o escoamento da safra em qualquer tempo, o deslocamento das pessoas, independente da chuva ou sol, e mais produção e qualidade de vida no campo”, destacou o prefeito José Carlos Schiavinato.

GALERIA DE IMAGENS