Governador assegura apoio para o
desenvolvimento da construção civil

O governador participou, em Foz do Iguaçu, da abertura do Encontro Nacional para Inovação na Construção
Publicação
22/09/2011 - 10:08
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa reafirmou nesta quarta-feira (21), na abertura do Encontro Nacional para Inovação na Construção (Eninc 2011), em Foz do Iguaçu, o compromisso do governo em investir em infraestrutura e qualificação de mão de obra para o desenvolvimento do setor construtivo e industrial do Paraná. Richa destacou o a importância da construção civil para o fortalecimento da economia e o Morar Bem Paraná, programa habitacional lançado em seu governo, que irá construir 100 mil residências populares.
“A construção civil é o segmento que mais emprega no Paraná. O governo vai garantir oportunidades para a capacitação de profissionais e investir em obras que fortaleçam a infraestrutura viária e portuária”, afirmou o governador.
Richa destacou alguns dos programas do governo estadual que estão relacionados com a construção civil e que beneficiam a muitos paranaenses. Em junho foi assinado um convênio que oferece cursos gratuitos para profissionalizar e capacitar mais de 2,5 mil trabalhadores em 100 municípios. “Também estamos investindo na capacitação dos trabalhadores, com foco no ensino técnico e na inovação tecnológica”, disse o governador.
Na área de infraestrutura, o governo anunciou a duplicação da BR-277, entre os municípios de Matelândia e Medianeira, na região Oeste do Estado. Além da nova pista, o projeto prevê a construção de três trincheiras, vias marginais e viadutos. “São investimentos que favorecem a indústria da construção civil, estimulando novos empreendimentos, criando empregos e gerando riquezas em todas as regiões do Paraná”, destacou Richa.
Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná, Gerson Lorenzi, o apoio do governo é fundamental para desenvolver o setor, que sofre com a falta de infraestrutura, de qualificação profissional e com a alta carga tributária. “Temos no governo estadual um espaço democrático e a certeza de que vai investir em áreas fundamentais para nosso crescimento. Ao completar 100 dias de governo Richa mostrou um plano ambicioso na habitação. O Sinduscon irá se empenhar para que esse programa tenha sucesso”, disse.
Lerenzi também destacou a ordem para duplicação do trecho da BR-277 no Oeste e o diálogo aberto pelo governo com as concessionárias de rodovias. “O governo tem dado exemplo de diálogo, entendimento e trabalho para o desenvolvimento do setor”, afirmou. Segundo o presidente do sindicato, a construção civil criou, no primeiro semestre, 187 mil novos empregosd, o que demonstra o bom momento do setor.
HABITAÇÃO – Em seu discurso, o governador destacou a necessidade de trabalhadores especializados para executar obras importantes no Estado, especialmente para a Copa do Mundo e na área de moradias populares.
Para o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, é fundamental que as construtoras contem com tecnologias novas e agilidade para corresponder ao audacioso projeto habitacional lançado pelo governo. Ele destacou que serão construídas, numa primeira fase, 3.080 unidades habitacionais na região Oeste, com investimento de R$ 150 milhões.
Mounir lembrou ainda a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para materiais destinados à construção de casas populares, como importante medida do governo.
INOVAÇÃO – No Eninc 2011 estão expostas tendências de mercado e novidades em materiais de construção. Entre os produtos em demonstração estão o moedor de entulho, a madeira biossintética e também o uso do PVC na fabricação de portas e janelas. "Essas são apenas algumas das novas tecnologias que mostram o vigor e, principalmente, a versatilidade da cadeia produtiva da construção civil", diz o gerente regional do Sebrae do Paraná, Orestes Hotz.
O evento, que reúne aproximadamente 1.200 participantes, prossegue até esta sexta-feira (23), com a apresentação de 30 palestras técnicas, além das novidades da construção civil expostas por empresários de todas as regiões do País. Também estão programados debates também sobre o uso de novos materiais, normas técnicas, combate ao desperdício, energias renováveis, prevenção de catástrofes e segurança em barragens.

GALERIA DE IMAGENS