Gestores de todo o país
debatem sistema de
socioeducação no Paraná

Reunião do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece em Curitiba
Publicação
26/09/2013 - 16:21
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social é a anfitriã da 3ª Reunião do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad). O encontro começou nesta quinta-feira (26), em Curitiba, com a presença de 50 profissionais de 26 estados brasileiros.
A coordenadora de medidas socioeducativas da Secretaria da Família, Claudia Foltran, explica que o objetivo das reuniões que acontecem trimestralmente é buscar uma unificação do atendimento nas unidades de todo país. “O Fórum proporciona um debate nas áreas de segurança e de educação. As experiências de cada estado influenciam no aprimoramento das nossas ações de gestão”, afirmou Claudia.
A discussão temática do encontro trouxe a experiência em ações de convivência familiar e comunitária desenvolvida pelo Distrito Federal dentro das unidades de socioeducação. “É um grande desafio trazer os familiares para perto dos adolescentes. Apesar das barreiras buscamos este caminho porque acreditamos que o fortalecimento dos laços afetivos e a participação familiar são fundamentais e contribuem para a construção de um futuro melhor”, afirmou a presidente do Fonacriad, Ludmila de Ávila Pacheco.
O grupo também teve a oportunidade de conhecer o novo Centro de Socioeducação de São José dos Pinhais, que está em fase final de construção e será inaugurado ainda em 2013. A unidade teve um projeto desenvolvido para atender as especificações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e também para promover melhorias no atendimento dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.
No Paraná existem atualmente 18 Centros de Socioeducação (Censes) e seis Casas de Semiliberdade. Desde 2011 o Governo do Estado vem investindo fortemente para a reestruturação de todas as suas unidades. Além das obras de reforma, esta prevista a ampliação da rede de atendimento com a construção de novos Censes. Ao final de todo processo de reforma e ampliação o Paraná contará com 21 Censes e nove Casas de Semiliberdade, compondo um dos sistemas de socioeducação mais estruturado do País.
A reunião do Fonacriad termina nesta sexta-feira (27).
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS