Gestão da informática comandará ações de infraestrutura e logística

O projeto desenvolvido pela Secretaria poderá servir de base para racionalizar o gerenciamento da informação em outras estruturas de Governo
Publicação
11/05/2011 - 18:00

Confira o áudio desta notícia

A recém-instalada Coordenação e Gestão de Tecnologia da Informação - CGTI, da Secretaria de Infraestrutura e Logística, recebeu nesta quarta-feira (11) a visita técnica do presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Jacson Carvalho Leite, e da diretora-geral da Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral, Rita Ribeiro.
“Com a implantação da CGTI, atuaremos de forma colegiada, unificando e padronizando os processos da área da tecnologia da informação em todos os órgãos ligados à Secretaria de Infraestrutura e Logística”, disse o secretário José Richa Filho. “Estamos deixando no passado a atuação isolada de cada entidade vinculada à pasta e estabelecendo o gerenciamento profissional de toda a logística estadual de transportes”, acrescentou.
Para o diretor-geral da Secretaria, Aldair Wanderlei Petry, com o novo modelo de gestão, será racionalizada a utilização das várias estruturas de TI (tecnologia da informação) existentes nos órgãos públicos ligados ao setor de transportes, gerando maior eficiência e menor custo.
Os diversos setores de informática do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) e da Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste S.A.), além daqueles que funcionam dentro da própria Secretaria, serão gerenciados a partir de uma mesma estrutura, autorizada pelo secretário José Richa Filho, destacou Petry. O CGTI funcionará no sexto andar do prédio do DER.
CINCO GERÊNCIAS - A Secretaria de Infraestrutura e Logística está criando cinco gerências nos níveis estratégico e tático da Coordenação de CGTI. As áreas são de infraestrutura, sistemas de informação, geoprocessamento, gestão de documentos e web (internet). A execução do serviço se dará por meio de núcleos centralizados em cada gerência e preparados para atender as demandas dos vários órgãos vinculados. O projeto desenvolvido pela Secretaria poderá servir de base para racionalizar o gerenciamento da informação em outras estruturas de Governo. Para José Richa Filho, com o novo modelo, será racionalizada a utilização das várias estruturas de TI existente, “derrubando barreiras e integrando os órgãos”.
O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, enfatizou a necessidade de o Estado aprimorar a gestão da informação, colocando o foco menos nos sistemas (hardwares) e mais “na inteligência do processo e na aplicabilidade dos serviços”. Segundo ele, é importante levar esse discurso para o centro do Governo que atualmente já está comprometido com a elaboração de um plano estratégico de TI. “Por isso, é importante essa iniciativa da Secretaria de Infraestrutura e Logística”, afirmou.

GALERIA DE IMAGENS