O Governo do Estado inaugurou nesta quinta-feira (29), em Francisco Beltrão, sede da 8a Regional de Saúde (RS), a nova Farmácia do Paraná. O espaço de quase 500 metros quadrados abriga medicamentos para quase 7 mil moradores dos 27 municípios que fazem parte da Regional e estão cadastrados no programa do Estado.
O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, comemora a conquista e ressalta os objetivos do programa. “Estamos ampliando cada vez mais o acesso da população a medicamentos de alto custo. A Farmácia de Beltrão é mais uma vitória para o fortalecimento da Saúde do Paraná e consolidação do excelente trabalho realizado em oito anos de gestão”, disse.
A Farmácia da 8a RS possui 6.337 usuários cadastrados, além dos de demanda judicial. Entretanto, a dispensação é descentralizada para que os pacientes retirem a medicação no próprio município de residência. São medicamentos para o tratamento de hepatites, Alzheimer, Parkinson, asma, esclerose múltipla, cardiopatias, entre outras doenças.
“É notório os investimentos do Governo do Paraná pensando em atender a população de forma adequada, mas também pensando nos nossos profissionais. Antes trabalhávamos com um espaço de 60 metros quadrados. O novo espaço é muito mais amplo, com quase 500 metros quadrados. Muito mais humanizado”, afirmou a diretora da 8ª RS, Cíntia Ramos.
CUIDADO – O local também vai abrigar a Central de Abastecimento, salas de reunião e todos os espaços necessários para o funcionamento adequado. A chefe da Divisão de Atenção e Gestão em Saúde da 8ª RS, Josseli Maria Steiner Vagliati, garante a qualidade de todo trabalho realizado pelos profissionais da farmácia, em especial as consultas farmacêuticas.
“Em todas as etapas, permitimos que o paciente questione e saia sem dúvidas. É durante as consultas farmacêuticas que repassamos informações sobre armazenagem, conservação e administração dos medicamentos, possibilitando maior segurança e eficácia do tratamento”, diz Vagliati.
O cuidado farmacêutico faz parte do Plano Estadual de Saúde 2016-2019 como uma das metas para a qualificação da Assistência Farmacêutica no Estado. A ideia é implantar consultórios farmacêuticos nas Farmácias do Paraná das 22 regionais de Saúde até o fim de 2019. Atualmente, o serviço está disponível em 13 regionais.