Fomento Paraná capacita
novo grupo de agentes
de desenvolvimento

Os agentes auxiliam empreendedores que possuem dificuldades para ter crédito. A Fomento conta com 473 agentes distribuídos em 362 postos de atendimento, com presença em 280 municípios do Paraná
Publicação
30/08/2015 - 09:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Fomento Paraná concluiu a capacitação de três novas turmas de agentes de desenvolvimento. São 48 pessoas que atuam em prefeituras e outras instituições parceiras nas regiões de Londrina, Ponta Grossa, Curitiba e Litoral. Elas terminaram o curso nesta sexta-feira (28) e ao longo da próxima semana voltam ao trabalho nos municípios.
Na última etapa, o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, falou com o grupo sobre a importância do trabalho dos agentes para o desenvolvimento regional. “O agente de desenvolvimento faz o elo entre a Fomento Paraná e o empreendedor de cada município do Estado”, afirmou. “Os agentes ajudam quando o empreendedor tem dificuldades para obter crédito. E cada financiamento efetivado coloca dinheiro para girar na economia nos municípios, circulando no comércio e nos serviços locais”, disse Barbosa.
Atualmente, a instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado conta com 473 agentes de desenvolvimento distribuídos em 362 postos de atendimento, com presença em 280 municípios do Paraná.
O treinamento de agentes de desenvolvimento foi reformulado em 2015, em parceria com o Sebrae-PR, e está mais completo. Agora são 96 horas/aula, com o objetivo de formar agentes de desenvolvimento, para apoiar e promover o crescimento da economia nas microrregiões do Estado. Além de novos agentes, também estão passando pelo novo modelo de capacitação os agentes que já atuavam na instituição.
QUALIFICAÇÃO – O curso de formação dos agentes de crédito passou a ter 96 horas/aula – 40 horas pelo Sebrae, 40 horas pelo Ensino a Distância e 16 horas de oficinas de crédito pela Fomento Paraná.
A primeira etapa do curso é regional, em que o agente de desenvolvimento recebe o treinamento num polo próximo ao município de origem. São sete regiões onde os atuais e futuros agentes passam por uma semana nas sedes regionais do Sebrae e recebem noções de microcrédito, do sistema financeiro, análise e risco de crédito, e conversam sobre o papel e o perfil do agente de crédito, sobre metodologia de atendimento dos empreendedores e parecer sobre a proposta de financiamento.
A segunda parte da capacitação é conduzida pela Fomento Paraná por meio de uma plataforma exclusiva própria de Ensino a Distância (EaD).
Na terceira e última etapa de treinamento, os agentes são reunidos para participar de oficinas de crédito com a Fomento Paraná, em Curitiba.
Os conteúdos aplicados estão em sinergia com a Lei Geral da Microempresa e com as estratégias da Fomento Paraná para ampliar o acesso ao crédito pelo empreendedor informal e para empresas de micro, pequeno e médio porte.
A lista completa dos municípios já atendidos está disponível no link:
www.fomento.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=234
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr  e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS