Fomento Paraná
capacita novo
grupo de agentes

Instituição possui mais de 500 pessoas aptas a impulsionar a oferta de microcrédito em todo o Estado
Publicação
28/04/2016 - 16:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Fomento Paraná conclui nesta sexta-feira (29) a capacitação de uma nova turma de agentes de crédito. São 49 pessoas que atuam em prefeituras e outras instituições parceiras em todo o Paraná. No total, são 45 municípios representados nessa turma. A partir da próxima semana os agentes que concluem a capacitação voltam aos municípios de origem e já podem iniciar os trabalhos como agente de crédito.
A instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado conta atualmente com 513 agentes de desenvolvimento distribuídos em postos de atendimento em mais de 280 municípios do Paraná.
O gerente de microcrédito da Fomento Paraná, Hélio Moreira, afirma que o trabalho dos agentes é muito importante para os municípios. “O crédito de baixo custo que o agente ajuda a chegar aos micro e pequenos empreendedores movimenta a economia do município, gera empregos e desenvolve as regiões de todo o interior paranaense”, afirma Moreira.
QUALIFICAÇÃO – O treinamento de agentes de desenvolvimento foi reformulado em 2015, em parceria com o Sebrae-PR, e está mais completo. Agora são 96 horas/aula, com o objetivo de formar agentes de desenvolvimento para apoiar e promover o crescimento da economia nas microrregiões do Estado. Além de novos agentes, também estão passando pelo novo modelo de capacitação os agentes que já atuavam na instituição.
O curso de formação dos agentes de crédito passou a ter 96 horas/aula – 40 horas pelo Sebrae, 40 horas pelo Ensino a Distância e 16 horas de oficinas de crédito pela Fomento Paraná.
A primeira etapa do curso é regional, em que o agente de desenvolvimento recebe o treinamento num polo próximo ao município de origem. São sete regiões onde os atuais e futuros agentes passam por uma semana nas sedes regionais do Sebrae e recebem noções de microcrédito, do sistema financeiro, análise e risco de crédito, e conversam sobre o papel e o perfil do agente de crédito, sobre metodologia de atendimento dos empreendedores e parecer sobre a proposta de financiamento.
A segunda parte da capacitação é conduzida pela Fomento Paraná por meio de uma plataforma exclusiva própria de Ensino a Distância (EaD).
Na terceira e última etapa de treinamento, os agentes são reunidos para participar de oficinas de crédito com a Fomento Paraná, em Curitiba.
Os conteúdos aplicados estão em sinergia com a Lei Geral da Microempresa e com as estratégias da Fomento Paraná para ampliar o acesso ao crédito pelo empreendedor informal e para empresas de micro, pequeno e médio porte.
A lista completa dos municípios já atendidos está disponível no link:
www.fomento.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=234
MODELO PREMIADO – O modelo de parceria com instituições diversas permite à Fomento Paraná estar presente em quase todos os municípios paranaenses, sem que isso represente aumento de custos na estrutura administrativa, nem nas taxas de juros dos financiamentos.
Esse foi um dos fatores que levou a instituição a ser reconhecida e premiada na 10ª edição do Prêmio Citi Melhores Empreendimentos, na categoria Gestão Inovadora para Instituições de Microfinanças. O prêmio é patrocinado pela Citi Foundation, com apoio do Citibank, e realizado pela ONG Aliança Empreendedora.
Nesta edição foram premiados além de microempreendedores de sucesso, agentes de crédito engajados em suas funções e Instituições de Microfinanças (IMF) que se destacaram no desenvolvimento local e por gestão inovadora. Concorriam ao prêmio 549 microempreendedores e 17 instituições de microfinanças.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br 

GALERIA DE IMAGENS