Flávio Arns reúne-se com
representantes de territórios

Durante a reunião foram entregues propostas para o Plano Plurianual (PPA) do Estado do Paraná, relacionadas com o desenvolvimento dos territórios, especialmente nas áreas da saúde, educação e infraestrutura
Publicação
08/07/2011 - 19:06

Confira o áudio desta notícia

O vice-governador Flávio Arns reuniu-se nesta sexta-feira (8) com a diretora-geral da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, Rita Ribeira, e representantes de sete territórios do Paraná. Durante a reunião foram entregues propostas para o Plano Plurianual (PPA) do Estado do Paraná. As propostas estão relacionadas com o desenvolvimento dos territórios e priorizam o atendimento nas áreas da saúde, educação e de infraestrutura das estradas.
Atualmente o Paraná possui 14 iniciativas de desenvolvimento territorial, que envolvem 272 municípios. Destas iniciativas, sete são reconhecidas e cadastradas junto ao Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA (Sudoeste, Norte Pioneiro, Cantuquiriguaçu, Paraná Centro, Centro Sul, Caminhos do Tibagi e Vale da Ribeira).
De acordo com o vice-governador, a intenção é fazer uma articulação entre as secretarias do governo e avançar nas propostas apresentadas. “O objetivo é valorizar o máximo possível o trabalho que vocês já estão desenvolvendo”, disse Arns.
Rita Ribeira ressaltou que o desafio para promover o desenvolvimento destas regiões é grande. “Este trabalho todo precisa de uma integração entre as ações, com a definição de algumas prioridades”, disse.
O delegado federal do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Reni Antonio Denardi, lembrou que as iniciativas de desenvolvimento territorial são apoiadas pelo Ministério. “Quando os planos territoriais começaram a ser elaborados, em novembro do ano passado, o processo foi pensado como forma de fornecer insumos para o plano plurianual”, afirmou.
A reunião contou com a presença de prefeitos e vice-prefeitos de cidades que compõem os sete territórios representados. A prefeita de Bocaiúva do Sul, Luciméri de Fátima Santos, que também preside o Fórum do Vale da Ribeira, lembrou que o seu território é onde estão os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná. “Para promovermos o desenvolvimento sustentável ainda enfrentamos muitas dificuldades relacionadas com a infraestrutura das estradas”, disse.

GALERIA DE IMAGENS