Festival das Cataratas
divulga atrações
turísticas do Paraná

Evento, que tem o apoio da Secretaria estadual do Esporte e do Turismo, atraiu mais de seis mil participantes em Foz do Iguaçu
Publicação
19/06/2015 - 15:28
Editoria

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Com mais de seis mil participantes e 600 expositores do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, o 10º Festival Internacional de Turismo das Cataratas (FIT Cataratas) transformou Foz do Iguaçu no centro das discussões turísticas do Mercosul essa semana.
Nos três dias de evento, estudantes e profissionais do turismo, autoridades ligadas à área e empresários do setor participaram de uma extensa lista de atividades, que incluiu debates, palestras, apresentações de trabalho e exposições em busca de soluções para problemas e fortalecimento do turismo brasileiro e países vizinhos.
“Não é possível que o turismo brasileiro seja tratado pelo próprio governo como atividade de segunda ou terceira classe”, declarou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. O ministro lembrou que o setor gera três milhões de empregos em 52 atividades.
Em uma das discussões paralelas ao evento, o Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Turismo (Fornatur) apresentou a Alves uma agenda positiva para o fortalecimento do setor. Entre as medidas defendidas pelo grupo estão a flexibilização de vistos para turistas ao menos durante as Olimpíadas de 2016, a criação de uma plataforma digital de promoção dos destinos brasileiros e a inclusão do turismo na agenda econômica do país.
Henrique Eduardo Alves defendeu a criação de áreas especiais de interesse turístico, com legislações tributária, fiscal e ambiental flexibilizadas para dar segurança jurídica a investimentos privados. “Não se trata de desrespeitar a natureza, mas de agilizar os licenciamentos e vencer os entraves burocráticos”, comentou. “Se aprovado pelo Congresso, a primeira área será Foz do Iguaçu”, garantiu Alves.
PARANÁ - Uma das discussões conjuntas de empresários e autoridades do Brasil, Argentina e Paraguai foi a polêmica redução da cota de isenção de importações terrestres de US$ 300 para US$ 150, determinada pela Secretaria da Receita Federal. Válida a partir de 1º de julho, a medida atinge diretamente a região da Tríplice Fronteira, formada por Foz do Iguaçu, Ciudad del Leste (Paraguai) e Puerto Iguazu (Argentina).
A proposta da manutenção da cota num primeiro momento e até mesmo seu aumento no futuro, defendida por representantes dos três países, conquistou a simpatia do ministro Henrique Eduardo Alves, que se comprometeu a tentar convencer o governo federal a voltar atrás na decisão.
O secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, Douglas Fabrício, também defendeu a proposta. “Temos que valorizar, e não atrapalhar o potencial econômico e social do turismo, que gera emprego e renda, inclusive para paranaenses que trabalham no comércio do Paraguai e da Argentina”, comentou.
Um estudo do movimento Fronteiras Unidas, formado por brasileiros, argentinos e paraguaios, que trabalha pelo fortalecimento das relações comerciais na região, mostrou que a alta do dólar já encerrou as atividades de mil lojas e fechou dez mil postos de trabalho em Ciudad del Leste de fevereiro até agora.
ATRATIVOS - Para a feira de negócios que acontece durante o FIT, a Paraná Turismo (PRTur), órgão da Secretaria Estadual do Esporte e do Turismo, levou um estande com informações sobre dez das 14 Regiões Turísticas do estado: Rotas do Pinhão, Corredores das Águas Norte do Paraná, Riquezas do Oeste, Roteiro da Concam, Terra dos Pinheirais, Lagos e Colinas, Litoral, Campos Gerais e Vale do Iguaçu.
O projeto Gastronomia Paraná também foi destaque, com pratos típicos servidos para degustação, entre eles o carneiro no buraco de Campo Mourão, a carpa desossada de Maripá, bolachas, chocolates e cracóvia da Terra dos Pinheirais, coxinha de farofa da Lapa, entrevero de pinhão, dos Lagos e Colinas, a sopa de lambari, especialidade de Foz do Jordão, o cabrito atolado, de Virmond, a tilápia de Nova Aurora e as geleias e pães de Corbélia.
O artesanato paranaense, inclusive com a de venda do trabalho dos artesãos de todas as regiões turísticas do estado, também esteve presente. O presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, destacou a oportunidade de divulgação da nova campanha publicitária da PRTur e a ampliação do projeto Paraná Turístico, que incentiva os paranaenses a conhecerem os atrativos do próprio estado.
O secretário Douglas Fabrício observou o empreendedorismo do setor e o sucesso do FIT, mesmo no momento difícil que o Brasil atravessa. “O turismo tem grande potencial econômico e social, gerando emprego e renda em todo o país”, comentou. “Essa é uma grande oportunidade de divulgar os atrativos do Paraná e atrair mais visitantes não só para Foz, mas para todas as regiões do estado”, disse.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

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