Festival Nacional de Teatro tem abertura oficial nesta quarta-feira

A UEPG abre oficialmente a semana do teatro em Ponta Grossa, iniciativa que marca os 45 anos do Fenata. Programação do festival vai até 16 de novembro, com espetáculos que salientam a reflexão sobre a diversidade
Publicação
07/11/2017 - 18:20

Confira o áudio desta notícia

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abre oficialmente nesta quarta-feira (8) a semana do teatro em Ponta Grossa. A iniciativa marca os 45 anos do Festival Nacional de Teatro – Fenata.

A abertura da semana será no Cine-Teatro Pax UEPG, com início às 20 horas. A organização é da Divisão de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex/DAC), em parceira com instituições e empresas, por meio de leis de incentivo à Cultura e ao Turismo.

A abertura da mostra competitiva, categoria adulto, traz a apresentação da peça ‘A Moratória’, texto clássico da dramaturgia brasileira, escrito por Jorge Andrade. Esse espetáculo deu origem ao Fenata em 1973, então dirigido pelo teatrólogo e ator Telmo Faria, coordenador do Grupo de Teatro Universitário da UEPG. “A Moratória” apresenta as fatalidades da família de Joaquim que, devido à crise do café em 1929, contraiu dívidas e sua fazenda foi a leilão, tendo uma moratória concedida pelo governo como a esperança de recuperá-la.

ESPECIALMENTE - A remontagem e adaptação, criada especialmente para a abertura da 45ª edição do Fenata, tem sua trajetória no Centro de Estudos e Pesquisa Cênica Integrada (CEPCI), da escola de teatro CECI. A realização, em parceria com a organização do Fenata, iniciou em abril de 2017, focado no trabalho do ator, imagens poéticas e teatralidade contemporânea. O espetáculo tem a classificação etária de 16 anos e acontece às 20 horas.

São mais de 206 mostras, desde Mazzaropi no lançamento no Cine-Teatro PAX, nos dias 27 e 28 de setembro, até O Buraco da Lacraia, no encerramento, dia 16 de novembro.

DIVERSIDADE - Este ano o Fenata traz uma abordagem inédita salientando questões sobre a diversidade. Segundo o coordenador do Festival e diretor de Assuntos Culturais, Wilton Paz, os temas dos espetáculos foram selecionados com o objetivo de propor aos espectadores uma reflexão sobre respeito às diferenças.

“O festival trouxe uma grande pluralidade nas temáticas das peças e muitas delas abordarão assuntos cotidianos que têm sido tratados como tabu”, explica. “A Arte, assim como um bom vinho ou um bom queijo, não é para todos os paladares, mas deve ser sentida e apreciada, comparada e degustada em toda a sua essência para se ter conhecimento e opção de escolher aquilo que lhe agrada”, completa o coordenador.

BONECOS E ANIMAÇÃO - Desde segunda-feira (06/11), as mostras Especial e Infantil/Bonecos & Animação estão acontecendo nas escolas e instituições assistenciais de Ponta Grossa. Estes espetáculos antecederam às mostras de teatros de rua, teatro adulto, Telmo Faria e Campos Gerais.

Das 197 apresentações que acontecerão, somente 17 cobram ingressos. Os valores são de R$16,00 a inteira (adulto e Telmo Faria); e meia entrada para estudantes, espectadores acima de 60 anos, doadores de sangue, funcionários da UEPG e das empresas patrocinadoras; e R$5,00 para estudantes de ensino superior de qualquer instituição.

Além do espetáculo de abertura, nesta quarta-feira, acontece às 22h30 no Teatro do Campus Central da UEPG, o espetáculo A Comédia da Panela. O restante da programação está disponível no site http://www.uepg.br/fenata/. Os ingressos podem ser adquiridos no endereço (http://www.uepg.br/fenata/45/html/ingressos.html).

BOX

Apoio da Lei Municipal de Incentivo ao Turismo

 

O projeto do 45º Fenata conta com o apoio da Lei Municipal de Incentivo ao Turismo (n° 12.066 - Decreto n° 10.670/2015), que dispõe sobre benefício fiscal e municipal (ISS e IPTU) para incentivadores de eventos geradores de fluxos turísticos para o município de Ponta Grossa.

É também aprovado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ponta Grossa oferecendo aos patrocinadores os benefícios da Lei Municipal de Incentivo a Cultura - Lei Bepe; além da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. 

São parceiros do festival a Fundação Municipal de Cultura, o CECI - Centro de Estudos Cênicos Integrados e o Grupo Porto Brasil. Apoiam o evento a Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, TV Educativa, TVM e os cursos de Turismo, Artes Visuais, Jornalismo e Turismo da UEPG, Acadêmicos Voluntários de diversos outros Cursos Superiores, os Projetos FocaFoto e o Projeto Cultura Plural. 

O processo de captação de recursos/patrocínios e parcerias se estende até 31 de dezembro de 2017, ficando as marcas não veiculadas no material desse ano, divulgadas na próxima edição do FENATA. Veja como doar no AQUI.

Mais informações entrar em contato com a Coordenação no evento através dos e-mails 45fenata.uepg@gmail.com ou fenata@uepg.br, ou ainda através dos telefones (42)3220-3495 e 3220-3273.

GALERIA DE IMAGENS