Ferroeste recupera
mais uma locomotiva

Com o reforço da nova máquina, empresa passa a operar com cinco locomotivas. Outras três serão reativadas até o final de novembro
Publicação
06/10/2011 - 17:20

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Técnicos da Ferroeste concluíram nesta quinta-feira (6) a recuperação da locomotiva 9128, até então era considerada inservível. “Quando assumimos, tínhamos somente três máquinas operando, e com muita dificuldade”, lembrou o presidente Mauricio Querino Theodoro. A nova máquina vai reforçar a movimentação de cargas pela ferrovia, incrementando a oferta de tração para os clientes da empresa.
A locomotiva 9128 será submetida ainda a um breve período de teste, em que realizará operações de manobra. O objetivo é permitir aos técnicos fazer os ajustes finais. Quando tudo estiver resolvido, dentro de uma semana, a locomotiva será colocada no trecho para reforçar o material rodante.
Com o reforço da 9128, a Ferroeste passará a operar com cinco locomotivas – as outras são as de número 9139, 9141, 9144 e 9120 (utilizada para manobras). “Até o final de novembro, estarão em operação mais três locomotivas”, informou Theodoro. As máquinas que estão na oficina são as de número 9138, a 9142 e a 9127.
A Ferroeste recuperou, em junho, a primeira das locomotivas que estavam paradas nos pátios da empresa (9139), que hoje se encontra em operação normal entre Cascavel e Guarapuava. O conserto faz parte do esforço da atual diretoria, engenheiros e técnicos da Ferroeste no sentido de melhorar o desempenho operacional da ferrovia. “Assim, prestamos um serviço mais eficiente aos nossos clientes e parceiros”, afirmou o presidente.
GOVERNO – O presidente da Ferroeste frisou que o restauro das máquinas tem sido possível graças ao apoio incondicional do governador Beto Richa e de várias secretarias estaduais. Theodoro mencionou a ajuda do secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, do secretário, Cássio Taniguchi, e da Fazenda, Luiz Carlos Hauly.
Os trabalhos nas oficinas da empresa, localizadas no pátio de Guarapuava, aconteceram dentro do cronograma. Para fazer as máquinas voltarem a funcionar, além da parte mecânica, é preciso recuperar ou obter peças de reposição. Por outro lado, a empresa também possui um projeto de aquisição de novas locomotivas, adiantou o presidente.
NOVO LAYOUT – A locomotiva 9128 também foi pintada conforme o novo layout que a empresa adotou para suas máquinas de tração. A nova pintura, nas cores azul, vermelho e branco, apresenta um leiaute mais moderno, com a logomarca tradicional da Ferroeste gravada na lateral da locomotiva, incluindo o brasão do Governo do Paraná na parte frontal. A cor azul domina a faixa central da locomotiva, ladeada, acima e abaixo, pelas duas faixas vermelhas. Frisos diagonais em branco e vermelho fazem o detalhe da bainha da pintura, em listras já tradicionais no modal ferroviário.

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