Fernanda Richa participa
da formatura dos alunos da
Guarda-Mirim do Paraná

Para a secretária da Família, a tradição da Guarda-Mirim está calcada em um trabalho que mostra novas oportunidades para adolescentes que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social
Publicação
04/12/2013 - 16:05
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, participou nesta quarta-feira (04), em Curitiba, da formatura dos aspirantes e a promoção dos oficiais da Guarda-Mirim do Paraná. Participaram da cerimônia os 383 alunos da instituição, professores, autoridades e familiares. O evento encerra mais uma etapa de aprendizado destacando os méritos daqueles que concluíram a formação neste ano.
Para a secretária da Família, Fernanda Richa, a tradição da Guarda-Mirim do Paraná está calcada em um trabalho que mostra novas oportunidades para adolescentes que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social. “A superação é a palavra de ordem de todos adolescentes que fazem inscrição para o processo seletivo para entrar nesta instituição. São famílias que fazem opção por encaminhar seus filhos pelo caminho da disciplina, ética e valores fortes na construção de um futuro melhor”, afirmou Fernanda.
A copeira Maria Patrícia dos Santos levou a pequena Júlia, de cinco anos de idade, para ver de perto o irmão Murilo Martins (15 anos), que passou de aspirante para oficial guarda-mirim. “Estamos orgulhosos com o Murilo. Desde que ele entrou na Guarda é outro menino, muito mais disciplinado e um excelente aluno”, disse a mãe, orgulhosa.
A Guarda-Mirim do Paraná, que oficialmente recebe o nome de Centro de Integração Comunitária Diva Pereira Gomes, completou, em 2013, 50 anos e atende meninos e meninas de 14 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social de Curitiba e região metropolitana.
As ações desenvolvidas diariamente com os estudantes estão voltadas para as áreas de educação, cultura, esporte, lazer e colocação de profissionais em empresas privadas na condição de aprendiz.
Para isso, a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social mantém parceria com as secretarias de Educação, Segurança Pública e Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
A Aprendizagem Profissional é realizada por meio de convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PR) e o Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai – PR). Nestas instituições os adolescentes desenvolvem suas habilidades nas áreas administrativas, comércio, hotelaria e industrial.
INVESTIMENTO - O Governo do Estado já investiu R$ 2,4 milhões na reforma do prédio da Guarda-Mirim que foi totalmente restaurado no ano passado.
A instituição, de meio século, ainda terá sua biblioteca reformada, ganhará novos uniformes e fará a aquisição de novos equipamentos com recursos de R$ 1,5 milhão deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA).
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS