Evento debate em Curitiba
os direitos da pessoa idosa

Organizado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, vai até esta quinta-feira
Publicação
04/11/2015 - 17:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Mais de mais de 600 pessoas participaram da solenidade de abertura da VI Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que aconteceu na terça-feira (03), no centro de eventos do Shopping Center Estação, em Curitiba. O evento, organizado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, vai até esta quinta-feira (05).
Na abertura do encontro, a secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, lembrou que o trabalho de atendimento e proteção social da pessoa idosa iniciou em Curitiba durante a gestão de Beto Richa como prefeito, e lamentou que muitos programas sociais implantados naquele período não estão em funcionamento. “Se fizermos uma coisa que beneficia a todos, esse beneficio deve ser garantido. Sabemos que isso nem sempre acontece, por isso, hoje, o que fazemos no Governo do Estado vira lei para que os benefícios garantidos permaneçam para todas as pessoas”, disse.
A secretária destacou ainda que há alguns anos a política de assistência social não existia em muitos municípios, sendo muitas vezes confundida com assistencialismo. “Fico feliz por dizer que hoje temos a assistência social no Paraná. Trabalhamos a família como único núcleo e assim conseguimos resgatar a todos, sejam idosos, crianças ou adolescentes”, afirmou Fernanda Richa. “Todo o trabalho em assistência social tem que ser temporário, preparado e programado para que as pessoas se capacitem e possam ser protagonistas de suas vidas”, disse.
Para o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, José Araújo da Silva, as conferências são espaços importantes onde a democracia participativa se manifesta, dando direção aos conselhos e aos órgãos públicos. “Nosso estado está na vanguarda, pois já estamos realizando a VI Conferência, o que para nós é motivo de orgulho e também de grande responsabilidade. Desejamos sucesso, que esta conferência seja exitosa como foram as cinco que as antecederam”, falou.
Além da população idosa, participam do encontro gestores, técnicos, trabalhadores e profissionais que atuam na política e atendimento da pessoa idosa, conselheiros, representantes de entidades prestadoras de serviços e usuários e lideranças comunitárias.
CONVIDADOS - Também presente ao evento, a representante do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (Cndi), Marília C. Felício Fragoso, explicou que a conferência é um momento ímpar para se discutir as políticas de direitos da pessoa idosa. “As políticas não virão para a sociedade se não houver um trabalho conjunto de debates, de estudos, de participação de todos”, disse ela. “Espero que daqui tenhamos grandes deliberações para serem levadas ao governo estadual e federal, e que elas também sejam acompanhadas para que realmente aconteçam”.
DEBATE - Durante o evento, 450 participantes inscritos estão debatendo a respeito do tema O Protagonismo e o Empoderamento da Pessoa Idosa: por um Brasil de todas as idades. Realizadas a cada dois anos, nos âmbitos municipal, estadual e nacional, as conferências são instrumentos essenciais de participação e controle social: avaliam e definem as diretrizes para o aprimoramento das políticas públicas.
O evento contou ainda com a presença do representante do Ministério Público do Paraná, o promotor de justiça Mário Luiz Ramidoff; do presidente do Instituto Amigos do Idoso, João Dário de Oliveira; e da presidente da Comissão dos Direitos do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR), Rosangela Maria Lucinda.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS