A participação dos estudantes paranaenses é um dos destaques da 13° edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), que tem como objetivo facilitar aos estudantes do ensino médio das escolas públicas e privadas brasileiras o exercício da cidadania e da vivência do processo legislativo. Durante o programa, os jovens participaram de uma jornada de uma semana na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde atuam como deputados federais de maneira simulada.
A rotina dos jovens deputados envolve a elaboração de projetos de lei e emendas constitucionais, além de debates em plenário. A simulação desperta nos estudantes o interesse pela política e o conhecimento do processo democrático, além de desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico.
Esta edição, que conta com 78 participantes, tem um destaque especial para a participação dos estudantes paranaenses, já que é presidida pela aluna Desireé Silva Leão, de 16 anos, do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, em Londrina (Norte do Estado). “Tem sido uma experiência incrível, mas o mais importante é poder dar voz a toda juventude brasileira no Parlamento Nacional”, disse a aluna, que foi eleita com 55 votos.
A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar nos jovens a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático. Esses foram os fatores que motivaram Desireé a participar do programa. “A juventude brasileira tem muitas ideias criativas que podem mudar a realidade da nossa sociedade, por isso é importante que participem do processo político”, analisou.
NOVOS APRENDIZADOS - A estudante diz que aprendeu a respeitar ideias diferentes e entender como funciona a atividade parlamentar. “Vou levar vários legados dessa experiência, mas a mais importante será uma visão diferente do que é e como é feita a política. Também vou repassar esse conhecimento aos meus colegas”, disse Desireé.
Foi que aconteceu com sua colega, a estudante Ana Gabriele Hernandes de Arruda, 16 anos, também do 3° ano do ensino médio. Segundo ela, a experiência ampliou sua visão sobre política. “Essa experiência despertou em mim o interesse pela atividade política e a vontade de disseminar todo o conhecimento adquirido aqui com meus amigos, colegas de escola e familiares”, contou.
Ana foi eleita pelos colegas vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara e tem a função de mediar os debates sobre o tema. “Essa experiência está mudando minha visão sobre política e atividade parlamentar. Quando não temos acesso à política, criamos uma visão conturbada do que realmente é e como funciona, mas quando estamos aqui, simulando as atividades parlamentares, percebemos como é complexa essa função”, disse.
O programa Parlamento Jovem Brasileiro é uma iniciativa da Câmara dos Deputados, que seleciona estudantes do ensino médio de todo o Brasil para vivenciar a jornada de trabalho de um deputado federal. Durante cinco dias, esses jovens criam projetos de lei e aprendem sobre todas as etapas do processo legislativo. Ao final dos mandatos, os jovens parlamentares irão votar quatro Projetos de Emendas Constitucionais (PECs) e dois projetos de leis, que serão acrescentados no arquivo da Câmara para apreciação dos deputados.
Além de Desireé e Ana, a rede estadual também é representada pelos estudantes Vinicius Eduardo Gonçalves, também do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, Bruna Becher Borçatto (Colégio Estadual Dois Vizinhos), e Maria Eduarda Moraes Rissato, do Colégio Estadual Eron Domingues, de Toledo.
A rotina dos jovens deputados envolve a elaboração de projetos de lei e emendas constitucionais, além de debates em plenário. A simulação desperta nos estudantes o interesse pela política e o conhecimento do processo democrático, além de desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico.
Esta edição, que conta com 78 participantes, tem um destaque especial para a participação dos estudantes paranaenses, já que é presidida pela aluna Desireé Silva Leão, de 16 anos, do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, em Londrina (Norte do Estado). “Tem sido uma experiência incrível, mas o mais importante é poder dar voz a toda juventude brasileira no Parlamento Nacional”, disse a aluna, que foi eleita com 55 votos.
A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar nos jovens a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático. Esses foram os fatores que motivaram Desireé a participar do programa. “A juventude brasileira tem muitas ideias criativas que podem mudar a realidade da nossa sociedade, por isso é importante que participem do processo político”, analisou.
NOVOS APRENDIZADOS - A estudante diz que aprendeu a respeitar ideias diferentes e entender como funciona a atividade parlamentar. “Vou levar vários legados dessa experiência, mas a mais importante será uma visão diferente do que é e como é feita a política. Também vou repassar esse conhecimento aos meus colegas”, disse Desireé.
Foi que aconteceu com sua colega, a estudante Ana Gabriele Hernandes de Arruda, 16 anos, também do 3° ano do ensino médio. Segundo ela, a experiência ampliou sua visão sobre política. “Essa experiência despertou em mim o interesse pela atividade política e a vontade de disseminar todo o conhecimento adquirido aqui com meus amigos, colegas de escola e familiares”, contou.
Ana foi eleita pelos colegas vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara e tem a função de mediar os debates sobre o tema. “Essa experiência está mudando minha visão sobre política e atividade parlamentar. Quando não temos acesso à política, criamos uma visão conturbada do que realmente é e como funciona, mas quando estamos aqui, simulando as atividades parlamentares, percebemos como é complexa essa função”, disse.
O programa Parlamento Jovem Brasileiro é uma iniciativa da Câmara dos Deputados, que seleciona estudantes do ensino médio de todo o Brasil para vivenciar a jornada de trabalho de um deputado federal. Durante cinco dias, esses jovens criam projetos de lei e aprendem sobre todas as etapas do processo legislativo. Ao final dos mandatos, os jovens parlamentares irão votar quatro Projetos de Emendas Constitucionais (PECs) e dois projetos de leis, que serão acrescentados no arquivo da Câmara para apreciação dos deputados.
Além de Desireé e Ana, a rede estadual também é representada pelos estudantes Vinicius Eduardo Gonçalves, também do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, Bruna Becher Borçatto (Colégio Estadual Dois Vizinhos), e Maria Eduarda Moraes Rissato, do Colégio Estadual Eron Domingues, de Toledo.