Estados do Codesul farão
promoção integrada do turismo

Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul planejam ações conjuntas para atrair turistas da América do Sul
Publicação
21/10/2011 - 15:38
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governo do Paraná promoverá ações integradas com os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul para atrair turistas dos países da América do Sul. A informação foi dada pelo secretário de Estado do Turismo, Faisal Saleh, durante a reunião da Comissão Permanente do Codesul – Turismo Brasil Sul, que aconteceu nesta quinta-feira (21), no Rio de Janeiro. O encontro reuniu secretários estaduais do Turismo e aconteceu durante o 39º Congresso da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e Feira das Américas, no Riocentro.
“Temos condições de fazer amplos roteiros somando os melhores pontos turísticos desses estados. Hoje, o Brasil tem como maiores consumidores de turismo países vizinhos, como a Argentina, Paraguai e Uruguai, e pretendemos aumentar a vinda de turistas do Chile, Bolívia e Colômbia”, disse Saleh.
Uma das propostas em discussão é realizar, no primeiro semestre de 2012, o 1º Salão de Turismo para a América do Sul. A ideia é que o salão seja realizado a cada ano em um estado integrante do Codesul, com a primeira edição no Rio Grande do Sul. Além de Saleh, a Comissão Permanente Turismo Brasil Sul reúne a secretária de Turismo do Rio Grande do Sul, Abgail Pereira; a presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, Nilde Brum; e o presidente da Santur (SC), Valdir Walendowsky.
De acordo com Abgail Pereira, que também é coordenadora da Comissão Permanente do Codesul, é importante que a região Sul se apresente ao mercado internacional com uma atitude positiva e coesa. " Precisamos ter ações que revelem aos países da América do Sul, do Conesul e do Mercosul que estamos agindo de forma efetiva para continuar trazendo os turistas para os nossos Estados", disse.
O grupo também tratou da utilização da marca Turismo Brasil Sul – criada recentemente pela comissão – e da participação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) na execução desse projeto e no financiamento ao turismo. O representante do BRDE, Sérgio Feltraco, disse que será marcada uma reunião para tratar do assunto.
COMISSÃO – A Comissão Permanente Turismo Brasil Sul, vinculada ao Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Codesul), promove o debate e desenvolve projetos sobre assuntos que envolvem o setor no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. A gestão iniciada este ano permanece à frente do grupo até 2014 e a coordenação da comissão é alternada a cada ano, entre os secretários estaduais de Turismo. A próxima reunião do grupo será realizada no Festival de Turismo de Gramado, na segunda quinzena de novembro.

GALERIA DE IMAGENS