O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação, vai assessorar a avaliação e monitoramento dos 399 planos municipais de educação. A cooperação faz parte da parceria firmada pela pasta com o Ministério da Educação (MEC) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UINDIME-PR).
Nesta terça-feira (25), avaliadores educacionais, que compõem a rede de assistência técnica para monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação, participaram do treinamento ofertado pela Secretaria Estadual da Educação, em Curitiba. Durante o curso os profissionais trabalharam a atualização das informações relativas aos Planos Estadual e Municipais de Educação.
As mesmas informações serão repassadas às equipes técnicas e comissões coordenadoras dos municípios. “Utilizamos as articulações dos Núcleos Regionais de Educação com as prefeituras, para a assistência técnica seja repassada com informações atualizadas e seguras”, disse o coordenador da rede de assistência técnica para avaliação dos planos de educação, Maurício Pastor. Ele ressalta que o assessoramento está previsto nas parcerias de cooperação entre o Governo do Estado e municípios.
Segundo o coordenador, a assistência técnica vai proporcionar aos técnicos dos 399 municípios a formação necessária para as avaliações e monitoramento previstos nos planos educacionais. “Os municípios precisam produzir um documento de avaliação com base em indicadores e metodologia prevista pelo MEC para avaliação dos planos, por isso é necessário que essa formação chegue a cada município”, disse.
O coordenador lembrou ainda que algumas equipes precisam ser atualizadas sobre as metodologias de avaliações e monitoramento dos planos. “Houve mudanças de gestão nas cidades e a maioria dessas novas gestões não conhecem como fazer o processo de monitoramento e avaliação, porque são equipes novas e muitos não participaram da construção dos planos municipais”, explicou Pastor.
A equipe de assistência técnica dos núcleos vai se reunir uma vez por mês para discutir as metodologias de avaliação e monitoramento dos planos educacionais e a organização do trabalho. A formação tem duração de oito horas que serão somadas ao plano de carreira dos 32 avaliadores educacionais.
O treinamento faz parte do programa Minha Escola Tem Ação (META) da Secretaria de Estado da Educação, que prevê a oferta da formação continuada aos profissionais da área.
TEMPO INTEGRAL – Também nesta terça-feira (25), cerca de 100 técnicos pedagógicos e coordenadores da educação em tempo integral dos núcleos regionais encerraram o curso de formação continuada estratégica ofertado pela Secretaria da Educação para a modalidade, em Curitiba.
Durante a formação, que começou na segunda-feira (24), os profissionais trabalharam a organização do trabalho pedagógico das propostas pedagógicas das ampliações de jornada, implantação e implementação da Educação em Tempo Integral – Ensino Fundamental e Ensino Médio, organização do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM), desenvolvimento do Programa Novo Mais Educação (PNME), Educação Empreendedora, Aulas Especializadas de Treinamento Especializado (AETE) e Vôlei em Rede/NIV.
A formação teve duração de 16 horas e também contará para avanço no plano de carreira. No segundo semestre o curso será ofertado aos diretores e professores das escolas que trabalham com a modalidade de ensino. “Todos os aspectos legais, possibilidades, desafios e principalmente a proposta pedagógica estão sendo discutidos com os núcleos regionais de educação porque precisamos ouvir os profissionais que estão trabalhando diretamente com as escolas”, disse Zulsi Rohr.
A rede estadual de ensino conta com 62 escolas que ofertam a Educação em Tempo Integral – Turno Único (ETI) para o ensino fundamental e médio, das quais 44 escolas com matrículas para o ensino fundamental e 18 para o ensino médio.
Nesta terça-feira (25), avaliadores educacionais, que compõem a rede de assistência técnica para monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação, participaram do treinamento ofertado pela Secretaria Estadual da Educação, em Curitiba. Durante o curso os profissionais trabalharam a atualização das informações relativas aos Planos Estadual e Municipais de Educação.
As mesmas informações serão repassadas às equipes técnicas e comissões coordenadoras dos municípios. “Utilizamos as articulações dos Núcleos Regionais de Educação com as prefeituras, para a assistência técnica seja repassada com informações atualizadas e seguras”, disse o coordenador da rede de assistência técnica para avaliação dos planos de educação, Maurício Pastor. Ele ressalta que o assessoramento está previsto nas parcerias de cooperação entre o Governo do Estado e municípios.
Segundo o coordenador, a assistência técnica vai proporcionar aos técnicos dos 399 municípios a formação necessária para as avaliações e monitoramento previstos nos planos educacionais. “Os municípios precisam produzir um documento de avaliação com base em indicadores e metodologia prevista pelo MEC para avaliação dos planos, por isso é necessário que essa formação chegue a cada município”, disse.
O coordenador lembrou ainda que algumas equipes precisam ser atualizadas sobre as metodologias de avaliações e monitoramento dos planos. “Houve mudanças de gestão nas cidades e a maioria dessas novas gestões não conhecem como fazer o processo de monitoramento e avaliação, porque são equipes novas e muitos não participaram da construção dos planos municipais”, explicou Pastor.
A equipe de assistência técnica dos núcleos vai se reunir uma vez por mês para discutir as metodologias de avaliação e monitoramento dos planos educacionais e a organização do trabalho. A formação tem duração de oito horas que serão somadas ao plano de carreira dos 32 avaliadores educacionais.
O treinamento faz parte do programa Minha Escola Tem Ação (META) da Secretaria de Estado da Educação, que prevê a oferta da formação continuada aos profissionais da área.
TEMPO INTEGRAL – Também nesta terça-feira (25), cerca de 100 técnicos pedagógicos e coordenadores da educação em tempo integral dos núcleos regionais encerraram o curso de formação continuada estratégica ofertado pela Secretaria da Educação para a modalidade, em Curitiba.
Durante a formação, que começou na segunda-feira (24), os profissionais trabalharam a organização do trabalho pedagógico das propostas pedagógicas das ampliações de jornada, implantação e implementação da Educação em Tempo Integral – Ensino Fundamental e Ensino Médio, organização do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM), desenvolvimento do Programa Novo Mais Educação (PNME), Educação Empreendedora, Aulas Especializadas de Treinamento Especializado (AETE) e Vôlei em Rede/NIV.
A formação teve duração de 16 horas e também contará para avanço no plano de carreira. No segundo semestre o curso será ofertado aos diretores e professores das escolas que trabalham com a modalidade de ensino. “Todos os aspectos legais, possibilidades, desafios e principalmente a proposta pedagógica estão sendo discutidos com os núcleos regionais de educação porque precisamos ouvir os profissionais que estão trabalhando diretamente com as escolas”, disse Zulsi Rohr.
A rede estadual de ensino conta com 62 escolas que ofertam a Educação em Tempo Integral – Turno Único (ETI) para o ensino fundamental e médio, das quais 44 escolas com matrículas para o ensino fundamental e 18 para o ensino médio.